plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REFORMA

Vale vai restaurar a Basílica de Nazaré

A Basílica Santuário de Nazaré, em festa, celebra neste domingo, 12 de janeiro, dia do aniversário de Belém, a assinatura do contrato de patrocínio com a empresa Vale, para execução da 1ª etapa do “Projeto de Conservação e Restauração da Basílica de Nazar

Imagem ilustrativa da notícia Vale vai restaurar a Basílica de Nazaré camera O projeto de combate e prevenção de incêndio e a iluminação do santuário também terão reparos | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

A Basílica Santuário de Nazaré, em festa, celebra neste domingo, 12 de janeiro, dia do aniversário de Belém, a assinatura do contrato de patrocínio com a empresa Vale, para execução da 1ª etapa do “Projeto de Conservação e Restauração da Basílica de Nazaré e Requalificação da Cripta”.

O projeto de restauração foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura em janeiro de 2019. O valor do investimento para esta primeira etapa do projeto, patrocinado exclusivamente pela Vale, será de R$ 3,5 milhões e vai priorizar ações de manutenção imediata e restaurativas de importante espaços do Santuário como o altar-mor, vitrais, reparos de cobertura da igreja e iluminação, além do sistema de refrigeração e o projeto de combate e prevenção de incêndio.

O gerente de Relações Governamentais da Vale no Pará, José Fernando Gomes destaca a importância da Basílica enquanto patrimônio cultural para os paraenses. “É impossível pensar na Basílica e não mencionar o Círio de Nazaré, que é a maior manifestação da cultura e um dos maiores patrimônios culturais do paraense. O patrimônio é a identidade de um povo, sua memória e sua evolução. Ao patrocinar a revitalização da Basílica Santuário de Nazaré, estamos contribuindo com a preservação da história e da cultura do povo do Pará”, destacou.

Segundo o padre Francisco Cavalcante, presidente das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré, “a Arquidiocese de Belém, em comunhão com os Padres Barnabitas e a Diretoria da Festa de Nazaré, veem enfim realizada – às vésperas do Centenário de concessão do título basílical ao nosso templo mariano - necessitada aspiração do restauro da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará”.

Projeto - Outras Ações

- Além da restauração do Santuário, o projeto prevê também a realização de ações de educação patrimonial para alunos do ensino médio de escolas da rede pública da capital paraense.

- O projeto é uma realização das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré, que atualmente é presidida pelos padres Francisco Cavalcante Júnior (presidente) e José Adelson Ramos das Mercês (vice-presidente).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias