Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

DOAÇÕES

Hemopa registra a doação de quase 95 mil bolsas de sangue em 2019

segunda-feira, 06/01/2020, 12:05 - Atualizado em 06/01/2020, 12:05 - Autor: Agência Pará


Além da coleta de 94.493 bolsas, foram realizados 5.491 cadastros de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Além da coleta de 94.493 bolsas, foram realizados 5.491 cadastros de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). | Divulgação

Quase 100 mil bolsas de sangue foram coletadas no Pará de janeiro a dezembro de 2019, com o comparecimento de mais de 119 mil doadores em todas as unidades da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). O balanço de doações foi divulgado nesta segunda-feira (6). Além da coleta de 94.493 bolsas, foram realizados 5.491 cadastros de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

"Nós só temos motivos para agradecer a cada pessoa que se disponibilizou a fazer este ato de generosidade com o próximo. Quem doa sangue está ajudando a salvar vidas, portanto, costumo dizer que temos uma legião de heróis anônimos que atendem aos nossos chamados e nos ajudam a cumprir com essa missão de atender a rede hospitalar no Estado", ressaltou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.

Uma bolsa de sangue coletada pode beneficiar até quatro pacientes adultos ou oito infantis. Ou seja, em 2019, mais de 377 mil vidas foram salvas a partir de uma doação. Dona Adma Silva, de 52 anos, compareceu ao Hemopa Belém para doar pela primeira vez. "Eu já perdi uma filha que precisava de sangue. Agora eu entendi que uma pode fazer a diferença para o paciente que está em um leito de hospital".

O Hemopa mais próximo do cidadão

A Fundação Hemopa possui hoje 11 unidades de coleta de sangue espalhadas pelo Pará. Em Belém existe o Hemocentro Coordenador, as unidades dos shoppings Pátio Belém e Castanheira. No interior, a população pode doar nos Hemocentros Regionais de Marabá, Santarém e Castanhal. Existem ainda mais cinco Núcleos de Hemoterapia em Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí. A Fundação ainda conta com 41 Agências Transfusionais (AT´s) na capital e interior do Estado com previsão de inaugurar mais duas AT's ainda este ano, nos municípios de Capanema e Uruará.

As campanhas externas, com a parceria de instituições públicas e privadas, são primordiais para descentralizar a coleta de sangue a assim chegar mais próximo do cidadão. Em 2019, só o Hemopa Belém realizou 9.562 campanhas externas em bairros da região metropolitana de Belém utilizando a unidade móvel.

Julio Cesar, de 29 anos, morador de Capanema é doador frequente. A irmã teve um aborto espontâneo e precisou de três bolsas de sangue. "Os médicos disseram que ela voltou viva da sala de cirurgia porque recebeu as doações a tempo. Eu então entendi a importância de ter sangue em estoque e comecei a doar. Assim como alguém salvou a vida da minha irmã, eu também posso salvar a vida de alguém", disse.

Quem pode ser um doador de sangue?

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Mais informações é só ligar para 3110-6500 ou 0800 280 8118.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS