plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DADOS DIGITAIS

Sistema leva comunicação para comunidades da Terra do Meio

A instalação de um sistema inovador de transmissão de dados digitais está transformando a vida de quem vive nas Reservas Extrativistas da Terra do Meio, onde as comunidades ribeirinhas enfrentam históricas dificuldades causadas pelo isolamento. As família

Imagem ilustrativa da notícia Sistema leva comunicação para comunidades da Terra do Meio camera Roger Godoy/Abragid

A instalação de um sistema inovador de transmissão de dados digitais está transformando a vida de quem vive nas Reservas Extrativistas da Terra do Meio, onde as comunidades ribeirinhas enfrentam históricas dificuldades causadas pelo isolamento. As famílias que habitam a Terra do Meio estão separadas por horas de viagem de canoa e por pedras e corredeiras, em uma área gigantesca.

Mas, desde outubro do ano passado, quando sete estações de rádio digital começaram a ser instaladas em espaços de uso coletivo, como as cantinas e postos de saúde nas reservas do Rio Iriri e do Riozinho do Anfrísio, essa realidade começou a mudar. Entre as utilidades do novo sistema, os moradores já podem, por exemplo, enviar documentos pelo rádio.

Com o novo sistema é possível também estabelecer conexões seguras para envio de textos e fotos por centenas de quilômetros, em uma região onde o rádio é um dos principais meios de comunicação.

A interface vem sendo desenvolvida pela equipe da Associação Brasileira do Rádio Digital (Abradig) com o objetivo de facilitar a comunicação dos povos da floresta. “A solução para comunicação digital via Ondas Curtas que estamos desenvolvendo é a única atualmente disponível para uso civil na Amazônia e utiliza o que há de melhor em termos de modulação e protocolo de rede para este tipo de sistema de telecomunicação”, afirmou Rafael Diniz, o principal arquiteto e desenvolvedor do sistema.

Em boas condições de propagação é possível enviar um arquivo de texto em quatro minutos, e uma foto em 15 minutos, com criptografia. O sistema é operado via navegador de internet, em qualquer smartphone ou computador, por meio do acesso a uma conexão wifi gerada pelo próprio aparelho que faz a transmissão digital pelo rádio.

A escolha dos locais de instalação considerou a presença de lideranças mulheres, como na miniusina do Rio Novo, coordenada por Raimunda Rodrigues, e a cantina do São Francisco, sob a gestão de Laura Mendes e Patrícia Silva.

Com mais de cinquenta rádios que operam na banda de Ondas Curtas espalhados na região da Terra do Meio e acesso restrito à internet, esse sistema, em fase de implantação, será um importante instrumento para o monitoramento do território, diálogo entre as cantinas e agilidade na comunicação relativa a saúde e educação. “São várias as possibilidades de uso do sistema. Com apoio de outros parceiros, vamos buscar recursos para ampliar essa tecnologia para outras comunidades da Terra do Meio”, comentou Nando Lima, assessor da Abradig.

TREINAMENTO

Todas as comunidades receberam treinamento para usar o aparelho e acompanharam a instalação e aprimoramento das estações, que engloba a instalação de antenas, placas solares, controladores de carga e baterias. A expectativa é expandir o sistema com mais três estações na Resex Rio Xingu no próximo ano.

Com quase 8 milhões de hectares, cabem duas Suíças na área da Terra do Meio, que abrange 38,62% do território do município de Altamira, 19,25% de São Félix do Xingu e uma pequena porção de Trairão, municípios que se desenvolveram ao longo das rodovias BR-163 – Cuiabá-Santarém e da BR-230 – Transamazônica. A Terra do Meio se constitui em um dos maiores mosaicos de áreas de conservação do mundo.

A Terra do Meio fica entre os rios Xingu e Iriri. Cercada por terras indígenas, Reservas Extrativistas (Resex) e Florestas Nacionais (Flonas), a região abriga famílias ribeirinhas e os povos indígenas Arara, Kuruaya, Parakanã, Xikrin e Xipaya.

Boa parte das 300 famílias que vivem em três Reservas Extrativistas de Terra do Meio— Xingu, Iriri e Riozinho do Anfrísio —são de filhos e netos dos soldados da borracha, em sua maioria nordestinos que foram alistados pelo governo para extrair borracha da Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial, conhecidos na região como “arigós”. (Com informações do Instituto Socioambiental -Isa, parceiro do projeto de instalação de rádios digitais).

Transmissão

- O rádio digital, assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão terrestre que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir áudio e dados. No caso do rádio analógico, o sinal de áudio é modulado em FM ou AM, modulações analógicas. No digital, o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma semelhante a uma rádio analógica, envolvendo elementos como torre e antenas.

- No rádio digital, no entanto, não existe o chiado ou ruído e, além do áudio outras informações podem ser transmitidas, como imagens, textos e aplicações interativas multimídia. O rádio digital pode operar em todas as bandas de radiodifusão, incluindo as bandas de Ondas Médias, Ondas Tropicais, Ondas Curtas e VHF.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias