plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SEMAS

Samaumeira é derrubada em Belém e Governo cobra informações

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) solicitou à Prefeitura de Belém informações sobre a retirada de uma árvore, no último domingo (22), que estava em um terreno particular na avenida Conselheiro Furtado, no bairro Batista Ca

Imagem ilustrativa da notícia Samaumeira é derrubada em Belém e Governo cobra informações camera Via WhatsApp

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) solicitou à Prefeitura de Belém informações sobre a retirada de uma árvore, no último domingo (22), que estava em um terreno particular na avenida Conselheiro Furtado, no bairro Batista Campos, na capital paraense. O assunto foi abordado pelo titular da Semas, Mauro O'de Almeida, em reunião realizada na segunda-feira (23) com o titular da Secretaria de Meio Ambiente do Município (Semma), Pio Neto.

"Tendo tomado conhecimento de situação de árvore em área particular na área central de Belém, o órgão ambiental do Estado procurou se informar do caso e se reuniu com os representantes do município", informou Mauro O'de Almeida.

A samaumeira teria aproximadamente 15 anos e foi retirada depois da aprovação de um laudo técnico, elaborado pelo órgão municipal e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), após solicitação do Ministério Público Estadual e referendo do Conselho Municipal de Meio Ambiente. De acordo com o representante da Prefeitura de Belém, a decisão foi tomada para prevenir danos futuros na área ao redor da árvore, que foi plantada de forma irregular.

Compensação

Com a retirada da samaumeira, a empresa responsável pelo terreno vai compensar o município plantando 53 árvores, sendo três da mesma espécie que foi derrubada. O Portal da Amazônia é o local escolhido para o plantio das novas samaumeiras.

Os serviços de poda e supressão de espécies arbóreas e arbustivas, em logradouros públicos ou demais áreas públicas e privadas, requeridos por particulares dentro da competência municipal, deverão obedecer aos critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme estabelece o Decreto Municipal nº 81.922, de 5 de dezembro de 2015.

Prefeitura de Belém

O DOL entrou em contato com a Prefeitura de Belém para saber qual o prazo em que a empresa deverá fazer o plantio das novas árvores e aguarda retorno.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias