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Procura por serviços de beleza deve crescer até 40% este mês

À medida em que o final do ano se aproxima, os convites para eventos de confraternizações, formaturas, solenidades começam a surgir. Junto com eles, cresce também a procura por serviços de beleza. A perspectiva apontada pelo Sindicado dos Salões de Barbei

Imagem ilustrativa da notícia Procura por serviços de beleza deve crescer até 40% este mês camera Regina Maria considera que o pagamento do décimo terceiro salário aos trabalhadores ajuda a aquecer o setor. | Olga Leiria/Diário do Pará

À medida em que o final do ano se aproxima, os convites para eventos de confraternizações, formaturas, solenidades começam a surgir. Junto com eles, cresce também a procura por serviços de beleza. A perspectiva apontada pelo Sindicado dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Belém (Sindsalões) é de que, neste período, as demandas chegam a crescer em até 40% em relação aos demais meses do ano.

Diferente do registrado em 2018, a expectativa do setor para o final de 2019 é otimista. A vice-presidente do Sindsalões e empresária do setor de serviços de beleza, Regina Maria de Menezes aponta que este é o melhor momento do ano para o setor. “Antigamente, a demanda era apenas para as festas de Natal e Ano Novo, mas, a partir de determinado período, o final do ano passou a concentrar também muitos casamentos, formaturas e isso gera uma outra demanda”, considera. “Para este ano a expectativa é extremamente positiva. Estamos apostando neste final de 2019 para uma recuperação”.

Regina considera também que, além das tradicionais festas de final de ano, o pagamento do décimo terceiro salário aos trabalhadores ajuda a aquecer o setor. “As pessoas querem encontrar os amigos, querem se arrumar e, com a injeção de recursos no mercado, isso dá um fôlego para o setor de beleza”, aponta. “É um clima diferenciado nesse final de ano e o que muda muito é o aumento na procura por brilho, glitters, cabelos de várias cores com mechas diferenciadas”.

Entre as demandas recebidas pela maquiadora Izabella Martins, as combinações de vermelho e brilho são pedidos certos neste período do ano. A jovem trabalha no setor de beleza há três anos, desde que decidiu aprimorar os conhecimentos já adquiridos na área em um curso de maquiadora profissional.

Izabella Martins, maquiadora.
📷 Izabella Martins, maquiadora. |Olga Leiria/Diário do Pará

CLIENTES

Desde então, ela atende as suas clientes em domicílio e observa que o mês de dezembro é sempre de aumento na procura pelos serviços. “Essa semana que vai entrar estou com cinco clientes agendadas e no final de semana sempre surge demandas de última hora”, conta. “No final do ano sempre tem confraternizações, formaturas, então a procura aumenta sim. Elas sempre pedem muito batom vermelho e brilho, dourado e prateado”.

Para aproveitar essa boa procura impulsionada pelas festas de dezembro, a maquiadora Anninha Bentes costuma oferecer pacotes promocionais. Além de atrair novos clientes, a estratégia garante a fidelização dos que já conhecem o seu trabalho.

“É a época do ano que eu mais faço pacotes para formandas, que incluem a maquiagem desde a solenidade, missa, às vezes ‘aula da saudade’ e o baile. Eu também costumo fazer um pacote que já inclui a maquiagem para o Natal e para o Ano Novo, por exemplo, para quem for passar as duas festas em Belém”, explica, ao comentar a importância do período para o setor em que já atua há 12 anos. “O final do ano é muito esperado. É o meu ‘décimo terceiro’”.

Aninha Bentes, maquiadora.
📷 Aninha Bentes, maquiadora. |Olga Leiria/Diário do Pará

Neste ano, Anninha percebe um aumento pela procura de cores diferentes das tradicionalmente preferidas nas festas de final de ano: os tons neons, com bastante cor. Já as clientes que se preparam para as festas de formatura, normalmente buscam por tons similares à cor do curso.

Todos esses detalhes são considerados no momento do planejamento dos serviços oferecidos e produtos disponibilizados. “Ao longo do ano a média de atendimento é de três clientes por dia”, estima Anninha. “No final do ano essa média aumenta para 10 a 12 clientes por dia, normalmente para maquiagem”.

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