plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
IMPOSTO DE RENDA

18 mil paraenses caíram na malha fina da Receita

Segundo a Receita Federal, 18.419 paraenses caíram na Malha Fina do órgão, a partir da Declaração do Imposto de Renda. É o estado com maior número de retenções, seguido pelo Amazonas, com 9.226.As principais razões pelas quais as declarações foram retidas

Imagem ilustrativa da notícia 18 mil paraenses caíram na malha fina da Receita camera Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo a Receita Federal, 18.419 paraenses caíram na Malha Fina do órgão, a partir da Declaração do Imposto de Renda. É o estado com maior número de retenções, seguido pelo Amazonas, com 9.226.

As principais razões pelas quais as declarações foram retidas são a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 35,6% das declarações com esta ocorrência; Despesas médicas: 25,1% das declarações com esta ocorrência; Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 23,5% declarações com esta ocorrência; e dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 12,5% declarações com estas ocorrências.

Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o Extrato de Processamento da DIRPF no site da Receita Federal na internet. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção “Pendências de malha”.

Se a declaração estiver retida em malha fiscal, nessa seção, o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora. Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias