plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍTICAS PÚBLICAS

Alepa inaugura sala de apoio à mulheres vítimas de violência 

A Frente Parlamentar Feminina da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) inaugura, na próxima terça-feira (17), o primeiro espaço destinado à políticas públicas exclusivas para o público feminino. A Procuradoria Especial da Mulher tem a finalidad

Imagem ilustrativa da notícia Alepa inaugura sala de apoio à mulheres vítimas de violência  camera Deputadas Heloísa Guimarães (à esquerda) e Profª Nilse (à direita). | Rogério Uchôa/Diário do Pará

A Frente Parlamentar Feminina da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) inaugura, na próxima terça-feira (17), o primeiro espaço destinado à políticas públicas exclusivas para o público feminino. A Procuradoria Especial da Mulher tem a finalidade de ofertar serviços como atendimento psicológico, assistência social, advocacia, entre outros à mulheres vítimas de violência.

Atualmente, a bancada feminina da Alepa atingiu a marca histórica de 10 parlamentares femininas. Esse número representa 25% do total de número de deputados que ocupam as cadeiras da Assembleia Legislativa.

"Esse é um momento muito gratificante. A gente que já milita há algum tempo nessa vida política, vem ao longo desses anos vendo o crescimento do número de representantes femininas na política. A gente fala tanto de desigualdade salarial, desigualdade no campo profissional, mas a desigualdade maior inicia dentro do parlamento. As mulheres não têm o envolvimento que nós deveríamos ter com a questão política e as coisas se definem no ambo do legislativo, na aprovação e criação das leis. Esse momento também é muito comprometedor, pois isso nos impulsiona a levar, ainda mais, de levar essa bandeira, mostrar que podemos e somos capazes de enfrentar todas as dificuldades. Isso é um compromisso que a gente assume, sobretudo a população feminina. Esse é um momento de conquista, mas de responsabilidade e compromisso principalmente com as mulheres paraenses", destaca a deputada estadual Professora Nilse.

Entre os trabalhos realizados pela bancada ao longo deste ano está o apoio dado para mulheres que vivem em situação de violência doméstica. Após identificação das vítimas, foi feita a inclusão das mesmas na patrulha da "Maria da Penha". Periodicamente, a Polícia Militar realiza visitas às residências das vítimas e, por fim, a bancada buscou parcerias com a indústria para abertura no mercado de trabalho.

"A gente tá feliz em poder conseguir muitas vitórias para essas mulheres. Na maioria das vezes, elas permanecem em uma situação de violência por falta de apoio, por ter dependência emocional, física e financeira dos parceiros. Com a Procuradoria, elas vão ter a chance de ter uma nova realidade", ressaltou a deputada Heloísa Guimarães.

Com o papel de fortalecimento social, na próxima terça-feira (17) será inaugurada a primeira sala de atendimento da Procuradora, O nome da sala é uma homenagem para a jornalista, escritora e militante política paraense Eneida de Moraes. "A gente acha que as homenagens no Pará ainda são muito pequenas para ela. Eneida foi uma mulher que há décadas atrás foi exemplo de luta por espaço de poder, de conquista social", relatou Heloísa.

A ideia também é levar o modelo da procuradoria para todos os 144 municípios do Pará. "O nosso compromisso também é levar a procuradoria para todas as câmaras municipais até o término do nosso mandato, mostrar que a mulher pode e precisa estar ocupando esse espaço de poder no legislativo para garantir leis que possam contribuir na defesa dessa mulher em todas as situações em que ela se sinta ameaçada, em que ela esteja sendo violada dentro do seu direito. A procuradoria Especial da Mulher será mais um espaço onde a mulher pode buscar o seu apoio, os seus direitos. Esse caminhar com as mulheres é fundamental para nos fortalecermos", destacou Nilse.

"A bancada fecha o ano com um brilho, com plumas e paetês, como merecemos. A mulher chegou na política para colaborar, principalmente com o olhar da mulher sobre a própria mulher. E a mulherada está bastante motivada", finaliza Heloísa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias