plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO

Quedas: Idosos devem redobrar cuidados para evitar acidentes 

A população idosa no Brasil tem crescido a passos largos. Entre os anos de 2012 e 2018, segundo o IBGE, o número de pessoas acima dos 65 anos cresceu 26% no país. Diante desse quadro, faz-se cada vez mais necessário o cuidado com a saúde dessa populaçã

Imagem ilustrativa da notícia Quedas: Idosos devem
redobrar cuidados para evitar acidentes  camera Divulgação

A população idosa no Brasil tem crescido a passos largos. Entre os anos de 2012 e 2018, segundo o IBGE, o número de pessoas acima dos 65 anos cresceu 26% no país. Diante desse quadro, faz-se cada vez mais necessário o cuidado com a saúde dessa população.

Os casos mais recorrentes que afetam a saúde das pessoas idosas são as quedas, acidentes que por vezes provocam fraturas e toda sorte de lesões. Isso acontece porque, com o avançar da idade e por questões hormonais, há perda de massa óssea e massa muscular no corpo humano. “Isso propicia enfraquecimento global. Sendo assim, ao ter uma queda, o idoso tem maior chance de ter fraturas.”, explica o ortopedista do HSM, Dr. Giovanni Barros.

E as mulheres são as mais afetadas. Na menopausa, elas apresentam diminuição do estrogênio, hormônio que auxilia no equilíbrio da saúde dos ossos, o que pode levar à osteoporose (perda de massa óssea). “A partir dos 50 anos, a proporção é de 6 mulheres para 1 homem com osteoporose, e a partir dos 60, é de 2 mulheres para 1 homem.”, informa o ortopedista.

De acordo com ele, as quedas sofridas pelos idosos muitas vezes levam à fratura de fêmur, bacia, coluna vertebral, antebraço, dentre outras. E há casos em que é necessário a cirurgia. Normalmente, há limitação funcional pós-operatória que poderá ser revertida ou melhorada, de acordo com a situação do paciente. “Pode haver afastamento de suas funções por alguns poucos meses, podendo até completar ano em alguns casos.”, alerta.

Então, os cuidados para evitar as quedas devem ser redobrados, tanto pelos idosos, como pelos familiares. Dentro de casa, local onde o idoso geralmente passa a maior parte do tempo, os ambientes, muitas vezes, precisam ser adaptados. É providencial que o piso seja antiderrapante, que escadas tenham corrimão, que o banheiro tenha tapetes antiderrapantes, que haja apoios laterais próximos ao vaso sanitário, que móveis e outros objetos não fiquem no meio do caminho, que as luzes tenham fácil acesso para serem acendidas e apagadas etc.

O poder público e a iniciativa privada também devem prestar atenção às dificuldades dos idosos e possibilitar a acessibilidade deles em qualquer ambiente. Calçadas esburacadas, com declives e aclives são um perigo, só para citar os problemas mais comuns. Em todo caso, como o envelhecimento é o futuro de todos nós, convém que cuidemos de nossa saúde desde sempre, seja com relação à alimentação como à pratica de exercícios físicos.

No caso do idoso, o ortopedista ressalta que é fundamental a manutenção de uma atividade física regular e, de preferência, de baixo impacto, que associe ganho muscular e alongamento. “Também precisa manter uma alimentação saudável, controlar o peso, ter hábitos saudáveis e cuidar da saúde mental, que é fundamental para a motivação. Atentar ainda para o uso das medicações prescritas pelos médicos, que previnam e combatam a osteopenia (diminuição de minerais nos ossos) e osteoporose.”, adverte.

Quedas: Idosos devem
redobrar cuidados para evitar acidentes 
📷 |Divulgação

Essa matéria é patrocinada pelo:

Quedas: Idosos devem
redobrar cuidados para evitar acidentes 
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias