plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO!

Hospital promove mutirão para tratar câncer de pele

A iniciativa faz parte da campanha do Dezembro Laranja, que busca prevenir a população sobre os cuidados de prevenção da doençaPrevenção, diagnóstico precoce e o tratamento. Vários pacientes com câncer de pele foram submetidos a procedimentos cirúrgicos,

Imagem ilustrativa da notícia Hospital promove mutirão para tratar câncer de pele camera Pacientes foram submetidos a procedimentos cirúrgicos. | Wagner Almeida/Diário do Pará

A iniciativa faz parte da campanha do Dezembro Laranja, que busca prevenir a população sobre os cuidados de prevenção da doença

Prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento. Vários pacientes com câncer de pele foram submetidos a procedimentos cirúrgicos, com a finalidade de tratar as lesões na pele, durante um mutirão realizado no último sábado, das 9h às 15h, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), em Belém. A ação foi promovida pelo Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), em alusão ao Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Pele.

A iniciativa marca o início da 21ª campanha Dezembro Laranja, que prestou em todo o País o atendimento gratuito à população, idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A SBD alerta que um em cada quatro casos de câncer no Brasil é de pele. E o principal fator de risco apontado pelos profissionais da área é a exposição à radiação solar sem proteção adequada.

Coordenadora da ação e professora da UFPA, a dermatologista Déborah Unger explica que há dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não melanoma. “O melanoma é uma neoplasia mais grave. Pode gerar a metástase e levar o paciente a óbito. O não melanoma mais comum é o carcinoma basocelular, que corresponde a 70% dos casos”, disse a médica, ressaltando que, quando se trata de uma lesão pequena, a remoção pode ser feita com uma cirurgia.

“Hoje, por exemplo, estamos fazendo essa remoção. O paciente já sai curado daquele câncer. O carcinoma basocelular é mais facilmente tratável e o mais diagnosticado. Já 10% dos casos é de melanoma. Além da exposição ao sol, ainda existe o fator genético. É um tipo muito mais grave, que gera quimioterapia”, reforçou a especialista.

A dermatologista Déborah ressaltou que, como o principal fator causador do câncer é a exposição à luz solar, o fator de prevenção que contemplaria cerca de 90% dos casos é o uso do protetor solar, acompanhado do uso de chapéus, sombrinheiros e roupas adequadas durante a exposição, seja por lazer ou trabalho.

O Câncer de pele

Existem dois tipos: o mais grave é chamado de melanoma. Em geral, as lesões são maiores. E o não melanoma mais comum é o carcinoma basocelular, que corresponde a 70% dos casos, que pode ser tratado apenas com uma cirurgia para retirar a lesão.

A exposição à radiação solar sem proteção adequada é considerado o principal fator de risco para o surgimento da neoplasia.

Sinais de alerta - Feridas que não cicatrizam. Pequenos tumores que crescem e sangram. Manchas ou pintas com cores diferentes e aspectos irregulares. O paciente pode sentir coceira e ter pequenos sangramentos.

Moradores de rua recebem jantar e kits de higiene

Cerca de 300 pessoas em situação de rua participaram ontem (8) de um jantar na Praça da República pela Noite da Misericórdia, evento promovido pela Comunidade Católica Shalom, em Belém. Além do jantar, houve a entrega de kits de higiene para os participantes.

A ação contou também com celebração de uma missa, confissão, oração e aconselhamento e, ainda, uma apresentação teatral. “A Comunidade Católica Shalom não quer com esta ação apenas uma obra de assistência, mas sobretudo, ser um ato concreto do amor de Deus”, disse o padre Cledison Lima durante a homilia.

Esta é a quinta edição do evento, que ocorre sempre em função do Natal, inspirado por uma orientação do Papa Francisco que pediu aos fiéis que contemplassem os pobres, como explicou uma das organizadoras, Erica Elmescany, secretária do ministério de Promoção Humana. “O evento começou em 2015 no Ano da Misericórdia. A ação é da coordenação apostólica da missão Belém e é uma resposta ao apelo do Papa Francisco pelo Dia Mundial dos Pobres [lembrado no último dia 17 de novembro] e como gesto concreto da vivência da pobreza neste tempo do advento”, explicou.

Separado da esposa, Jorge Corrêa Tavares, 60 anos, contou que morava no bairro da Terra Firme e hoje está desde 2013 pelas ruas de Belém. “Hoje foi uma noite especial. Me senti muito tocado por tudo o que fizeram por mim aqui. Uma moça percebeu que eu estava interessado em participar, acredito que ela foi usada por Deus, porque me chamou para fazer até uma leitura na missa e eu aceitei”, contou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias