plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FINAL DE ANO

Dezembro chegou e é tempo de confraternizar

A chegada de dezembro abre oficialmente o período das “confras”, época em que os restaurantes e bares ficam lotados de grupos de amigos e colegas de trabalho que se reúnem para confraternizar em função dos festejos de fim de ano e não abrem mão dos comes

Imagem ilustrativa da notícia Dezembro chegou e é tempo de confraternizar camera Irene Almeida/Diário do Pará

A chegada de dezembro abre oficialmente o período das “confras”, época em que os restaurantes e bares ficam lotados de grupos de amigos e colegas de trabalho que se reúnem para confraternizar em função dos festejos de fim de ano e não abrem mão dos comes e bebes. Embora a economia dê sinais lentos de recuperação, a expectativa do setor é boa e prevê um aumento no movimento - nos lucros - entre 30% e 40%. Há até estabelecimentos que já esgotaram as reservas.

É o caso do restaurante do empresário Francisco Oliveira, em funcionamento há 15 anos no bairro de São Brás, em Belém. Para os negócios dele, este é um movimento comparável com o Dia das Mães, Dia dos Namorados e semana do Círio de Nazaré. “Confesso que entrei no 2º semestre achando que já engrenaria, mas não foi o que aconteceu, começou a melhorar de outubro para cá, com as coisas dentro do esperado e até um pouco mais”.

O público é formado principalmente por colegas de trabalho, sendo que, em alguns casos, a própria empresa fecha um pacote e banca a confraternização dos empregados. “Por causa da crise, não é como antes, quando várias empresas faziam isso, pagavam o almoço ou o jantar, faziam uma cota por pessoa, mas ainda há quem feche esse pacote antecipado. Além deles, recebo muito os colegas de faculdade, de banco”.

O pedagogo e professor Ayrton Paixão não perde uma oportunidade de estar com amigos e familiares nessa época. Na sexta-feira (6), foi a vez de juntar a turma do trabalho para o almoço em uma churrascaria. “Por ter um cunho religioso, é o período mais adequado para estarmos compartilhando os momentos bons da nossa vida, e estando com pessoas que amamos nesses encontros. Nos faz renovar e fortalecer a união, tanto familiar quanto no âmbito profissional”, afirma.

“Devido aos diversos projetos executados com sucesso e trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2019, nada mais justo do que confraternizarmos pelos objetivos alcançados e agradecer de forma bem descontraída por mais um ano de um trabalho desenvolvido com êxito”, reforça.

Expectativas positivas para as festas de fim de ano

Assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará, o empresário Fernando Soares confirma que as expectativas são as melhores também em decorrência da virada do Natal e do Ano Novo ocorrerem de terça para quarta-feira. “As pessoas vão começar a sair para comer, para beber desde a sexta ou mesmo quinta. É praticamente uma semana. Só para se ter uma ideia, 50% das vagas de hospedagens nos balneários já estão reservadas”.

Depois da liberação da segunda parcela do 13º salário, que ocorre até o dia 20, aí mesmo é que as filas e listas de espera serão via de regra na maior parte dos lugares. “Mesmo com o aumento da carne, os restaurantes estão segurando e não repassando o aumento para o consumidor, justamente para não assustar os clientes e estimulá-los a sair, comer fora”, relata. “As pessoas não abrem mão desse costume de reservar um lugar, reunir, comer e beber por conta própria”, atesta Fernando.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias