plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ENTÃO...

É possível perder peso e aproveitar as festas de final de ano sem culpa

As festas de final de ano se aproximam, e com elas, inúmeras opções de guloseimas, bebidas...é ceia de natal, ceia de réveillon, sem contar com as confraternizações, seja no trabalho, no colégio, sempre tem uma para cair em tentação. Mas, é bom tomar c

Imagem ilustrativa da notícia É possível perder peso e aproveitar as festas de final de ano sem culpa camera Reprodução

As festas de final de ano se aproximam, e com elas, inúmeras opções de guloseimas, bebidas...é ceia de natal, ceia de réveillon, sem contar com as confraternizações, seja no trabalho, no colégio, sempre tem uma para cair em tentação. Mas, é bom tomar cuidado. Segundo especialistas, todo exagero tem sua consequência.

E é pensando nisso, que profissionais no assunto, trabalham para amenizar os prejuízos para quem pretende ‘se esbaldar’ e ‘meter o pé na jaca’.

A personal trainner Laís Souza atua na área há 5 anos. Trabalha em academias, prédios e condomínios como uma especialista em musculação e treinamento funcional. Segundo ela, é possível curtir as festas de final de ano sem culpa, basta ter autocontrole.

É possível perder peso e aproveitar as festas de final de ano sem culpa
📷 |Arquivo pessoal

“É necessário que você tenha momentos de confraternização, de celebrar, enfim. Porém, precisa ter a consciência que tudo tem que ter um equilíbrio, curtir as festas com moderação, sem exageros. A dica é: aprender a controlar a própria mente”, disse Laís.

A personal trabalha com desafios. Ela acredita que é possível em poucos dias mudar a rotina alimentar, e principalmente incluir a prática de atividade física. No último desafio lançado no dia 2 deste mês, os participantes (alunos) estão tendo o acompanhamento por 21 dias da própria personal e mais um nutricionista.

Denominado 21 days team Lais, o desafio já é um sucesso entre os participantes e pode ser feito em casa, com exercícios preestabelecidos disponíveis num aplicativo de celular criado por Laís, ou na academia. “Esse é o terceiro desafio que eu lanço esse ano, em todos tive resultados maravilhosos, onde as pessoas de fato mudaram sua rotina para melhor, incluindo uma atividade física regular, buscando novos hábitos alimentares, melhorando a qualidade do sono, e esse é o grande objetivo, a mudança de hábitos, pessoas que estão tentando há algum tempo e só precisam de um estímulo, é nesse momento que começa o meu trabalho”, acrescentou.

É possível perder peso e aproveitar as festas de final de ano sem culpa
📷 |Arquivo pessoal

E perguntada sobre o ‘depois da comilança’ das festas de final de ano, a profissional foi enfática e brincou:

“Não precisa se desesperar, é só retomar à rotina e dar continuidade normalmente. E quando menos se esperar eu vou estar lançando mais um desafio para ajudar (risos)”, finalizou.

Mudança de hábitos

Para outra especialista, a nutróloga Priscilla Couceiro, em todo o processo de emagrecimento, ou ganho de massa magra, o mais importante é “entender que o esforço anterior às festas de fim de ano tem que ter como objetivo mudar o hábito alimentar e a saúde como um todo (melhora do sedentarismo, riscos para doenças crônicas, perfil bioquímico e hormonal). Focar em um objetivo ajuda muito na persistência durante um curto período de tempo, mas a constância é a palavra-chave desse processo”.

Prisicilla diz ainda que “a comida não é vilã e podemos, com grande variedade, comer bem e sem restrições excessivas. Nas festas de final de ano, após esse período de criação de novos hábitos, podemos soltar um pouquinho da rédea e aproveitar para confraternizar entre amigos e família. Sempre lembrando que dieta pode durar alguns meses, mas a reeducação alimentar é pra sempre”, disse.

Apesar da dieta ser algo totalmente individualizado, à pessoa e seu objetivo final, algumas orientações são importantes:

- Redução da ingestão de açúcares refinados. Alimentos com grande quantidade deles, influenciam na modulação hormonal e aumentam a sensação de fome.

- Aqui temos que nos atentar apenas às quantidades. Os carboidratos são fundamentais para o bom metabolismo muscular e nossa principal fonte de energia.

- Aumento do consumo de alimentos funcionais: aqueles ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais. Esses são as verduras, legumes e frutas. Quanto mais colorido for o prato, maior a variedade do consumo desses micronutrientes. Vamos apostar nos pratos coloridos.

- Beber bastante água é essencial. O corpo precisa de água para manter a atividade celular e a taxa de perda de calorias. A quantidade de água varia de acordo com sexo, idade, peso e perdas durante o dia. Mas em média, um adulto deve consumir 2000 ml de água ao dia.

- Aliar a alimentação saudável a atividade física. Quanto mais nos exercitamos, mais nossas células trabalham e maiores são as perdas energéticas/calóricas. Sempre importante lembrar que atividade física regular é prevenção e tratamento para diversas doenças crônicas e cardiovasculares.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias