plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO

Mês do Voluntariado: Empregados da Hydro se engajam em ações pelo Pará

 Seja jovem, adulto ou idoso, a cada ano, milhares de pessoas trabalham como voluntários, com o interesse pessoal em dispor de parte do seu tempo, e sem remuneração, a diversas atividades de bem-estar social. Júlio Paixão, de 34 anos, é um dos 7,2 milhões

Imagem ilustrativa da notícia Mês do Voluntariado: Empregados da Hydro se engajam em ações pelo Pará camera Empregados da Hydro se somam aos 7,2 milhões de brasileiros que dedicam tempo e conhecimento para o bem-estar da sociedade. | Divulgação

Seja jovem, adulto ou idoso, a cada ano, milhares de pessoas trabalham como voluntários, com o interesse pessoal em dispor de parte do seu tempo, e sem remuneração, a diversas atividades de bem-estar social.

Júlio Paixão, de 34 anos, é um dos 7,2 milhões de voluntários existentes no Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em abril deste ano.

Ele é técnico de Controle de Processos na Mineração Paragominas, uma área bem diferente do perfil das ações de voluntariado, e participa do programa “Voluntários em Ação” da Hydro, que reúne os empregados dedicados à melhoria da qualidade de vida das regiões onde a empresa possui operações.

“O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que realiza as tarefas voluntárias. A cada ação que eu participava também desenvolvia a superação da minha timidez. Esse foi um dos ganhos pessoais no caminho do voluntariado”, conta Júlio.

O voluntariado também fez Júlio se aproximar de sua companheira. Eles se conheceram em uma viagem para uma ação no município de São Miguel do Guamá e, hoje, trabalham juntos em algumas iniciativas sociais.

“Já fiz arrecadação de alimentos para cestas básicas às comunidades, já participei de grupos de teatro. Gosto de trabalhar com os jovens por estarem mais vulneráveis, sobretudo em relação às drogas e à depressão”, ressalta.

DIA DO VOLUNTÁRIO

Neste mês de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional do Voluntário, Júlio participará neste sábado (7) das ações planejadas para o público atendido por três organizações - Projeto Juquinha, Menino Feliz e da União Municipal das Associações de Moradores (UMAMP) – com foco em empregabilidade.

Além de Paragominas, os empregados das unidades de Barcarena, Belém e Rio de Janeiro também realizarão diversas ações.

Em Barcarena, no Centro Comunitário de Vila do Conde, os empregados da Albras farão organização e limpeza da biblioteca; ministrarão palestras sobre temas de saúde para adolescentes, adultos e idosos; e apoiarão os atendimentos da Pastoral da Criança.

E, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, eles ajudarão a campanha de conscientização para preservação dos rios da cidade. Já os voluntários da Alunorte atuarão na catalogação do acervo da biblioteca da ONG Prisma, assim como no desenvolvimento da trilha ambiental e na manutenção de equipamentos da entidade, como computadores.

Em Belém, os empregados preferiram despertar o interesse de crianças e adolescentes ao aprendizado, por meio da iniciativa “Fazer ensinando como fazer”, que promoverá atividades no Lar Fabiano de Cristo. Haverá palestra e oficina sobre empreendedorismo, manutenção de computadores, finalizando com torneio de tênis de mesa.

E na unidade da Hydro no Rio de Janeiro, os empregados atenderão a Harmonicanto, uma ONG que funciona na comunidade do Cantagalo, com atividades voltadas ao aumento do conhecimento de gestão, qualidade de atendimento e preparação para o mercado de trabalho.

Reformulação - Em 2019, a empresa iniciou a revitalização do programa. O ponto de partida foi a realização de uma pesquisa com dois mil empregados diretos e contratados, a fim de mapear novas oportunidades e entender quem já atuava como voluntário. Nesse processo, a Hydro conta com o apoio da ONG Parceiros Voluntários no planejamento, gestão e implementação dos projetos.

“No mês do voluntariado, cada comitê das unidades tem a sua própria programação, mas todas se baseiam na colaboração e empatia. Neste dezembro, em que comemoramos o Dia V, estamos em clima de uma grande confraternização, com novos desafios e o chamado a continuar na jornada do voluntariado. A nossa intenção é trocar impressões e refletir sobre valores pessoais, destacando a importância das competências individuais e a força do grupo para atingir os resultados dos projetos apoiados”, acrescenta Fadwa Andrade, gerente sênior de Responsabilidade Social da Hydro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias