plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SANEAMENTO

Sem coleta regular, lixo toma conta de Belém

Em vários pontos de Belém, o lixo toma conta das ruas. Nos bairros do Guamá e da Pedreira, não é difícil encontrar locais com acúmulo de resíduos e entulhos, além de muita reclamação entre os moradores e quem trabalha próximo.Uma dessas áreas é o canal da

Imagem ilustrativa da notícia Sem coleta regular, lixo toma conta de Belém camera Já na feira do Guamá, quem gosta da falta de coleta são os urubus, que “fazem a festa” | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Em vários pontos de Belém, o lixo toma conta das ruas. Nos bairros do Guamá e da Pedreira, não é difícil encontrar locais com acúmulo de resíduos e entulhos, além de muita reclamação entre os moradores e quem trabalha próximo.

Uma dessas áreas é o canal da Timbó, próximo ao canal da Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira. Há dois dias sem coleta de lixo regular, o local está tomado de todo tipo de resíduos. “O caminhão não está passando com regularidade. O resultado é que as pessoas, não só daqui da rua, mas também de outros locais, acabam trazendo seus lixos e despejando tudo aqui, infelizmente. Aí fica assim, cheio de sacos e entulhos”, lamenta o autônomo Edney Santos, morador da travessa Timbó.

Nas proximidades da Feira do Guamá, o lixo acumulado também revela a falta de cuidado com o meio ambiente e a saúde pública por parte do poder público, sem a colaboração da população. Lá, a coleta irregular acaba levando muitas pessoas a despejarem seus lixos na área. Pelo menos é o que dizem alguns trabalhadores do lugar. “O caminhão de lixo passa aqui duas vezes ao dia. Mas hoje ainda não passou. O problema é que outras pessoas, que moram onde o caminhão não passa, vêm deixar os seus resíduos aqui também, formando essa montanha de sujeira e fedor”, reclama a feirante Iracema Rodrigues, que há mais de 40 anos trabalha na feira.

Já na feira do Guamá, quem gosta da falta de coleta são os urubus, que “fazem a festa”
📷 Já na feira do Guamá, quem gosta da falta de coleta são os urubus, que “fazem a festa” |Ricardo Amanajás/Diário do Pará
Moradores dizem que há quem venha de outras ruas jogar seu lixo alí, por falta de coleta
📷 Moradores dizem que há quem venha de outras ruas jogar seu lixo alí, por falta de coleta |Ricardo Amanajás/Diário do Pará
O resultado é um canal com cenário de descaso municipal
📷 O resultado é um canal com cenário de descaso municipal |Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Há dois anos também como trabalhador da feira, Ataíldo Machado confirma que o problema tem sido o descarte irregular. “Muita gente vem trazer o seu lixo e deixa aqui, porque não tem coleta onde moram. Muitas vezes, o caminhão acabou de passar, aí o lixo vai se acumulando novamente”, diz.

PREFEITURA

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que “a coleta está regular nos locais citados. Esses trechos, aliás, recebem limpeza diária justamente por serem áreas de canal e de feira”, diz. A nota cita ainda que o que ocorre nesses locais é o descarte irregular, não somente por parte de moradores, mas, principalmente, da ação de carrinheiros que despejam entulho de forma criminosa em via pública. “No ponto crítico do canal da Timbó, o lixo chega a ser recolhido mais de uma vez no dia devido a grande quantidade de entulho que é descartado no local. A Sesan pede a colaboração de moradores para que só depositem o lixo no dia e horário da coleta conforme o calendário”. (Com redação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias