Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

SAÚDE

Alimentação saudável no período de festas de fim de ano

quarta-feira, 04/12/2019, 15:05 - Atualizado em 04/12/2019, 15:05 - Autor: Com informações da UNINASSAU Belém


| Reprodução

O último mês do ano é repleto de comemorações, confraternizações, trocas de presentes e a maioria com muitas comidas deliciosas. Diante de tantas festas, é bastante difícil manter a dieta. Porém, existem muitas alternativas para quem não quer fugir de uma boa alimentação.

A nutrição Aline Ozana ressalta que é preciso seguir uma rotina, sem precisar passar fome ao longo do dia com a intenção de se alimentar somente na hora das festas. “Essa é uma prática comum e completamente errada. As pessoas acham que, se não comerem o dia inteiro, vão poder comer tudo o que quiserem na hora da festa. Essa estratégia, além de não surtir muito efeito, pode provocar mal-estar antes e após a ceia de Natal, por exemplo”, alerta a nutricionista.

Segundo Aline, é possível saborear os jantares ou petiscos dessa época do ano, optando por alimentos que não vão comprometer tanto a dieta. “Evite aperitivos com frituras ou embutidos, opte por nozes, castanhas e frutas secas, que ajudam a controlar o colesterol e contém fibras. Porém, é preciso estar atento, elas costumam ser bastante calóricas. Entre as carnes, o peru é a sugestão mais saudável e menos calórica. Outra substituição que podemos fazer é a farinha de quinoa no lugar da farofa, incrementada com milho e salsinha. A dica para as massas é escolher as integrais, com molhos à base de iogurte para acompanha-las”, indica.

Nas comemorações, não faltam, também, bebidas e sobremesas. Então, a nutricionista sugere algumas alternativas. “Substitua os refrigerantes por sucos ou água aromatizada, que são leves e gostosas. Os doces, como bolos e tortas, possuem muito açúcar, por isso, o ideal é aproveitar as frutas da estação ou servir um delicioso picolé”.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS