plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
HOMENAGEM

Agropará celebra os destaques do ano pela quinta vez

A grande festa do agronegócio paraense será especial, na noite de hoje, na Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), com a realização da 5ª edição do Prêmio Agropará, que evidencia, destaca e premia as personalidades do campo que mais se destacaram ao l

Imagem ilustrativa da notícia Agropará celebra os destaques do ano pela quinta vez camera Prêmio Agropará se consolida a cada edição como o maior reconhecimento aos que fazem o setor rural do Estado ser produtivo |

A grande festa do agronegócio paraense será especial, na noite de hoje, na Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), com a realização da 5ª edição do Prêmio Agropará, que evidencia, destaca e premia as personalidades do campo que mais se destacaram ao longo desse ano em 17 categorias (produção animal e vegetal). No total, foram feitas cerca de 300 indicações e selecionados 51 finalistas (três por categoria).

O agronegócio paraense responde por cerca de 40% da economia do Estado e se consolida como um dos setores que mais gera renda e desenvolvimento, sendo que precisa ter mais visibilidade e reconhecimento. E foi isso que o DIÁRIO fez em 2015 com a criação do Prêmio Agropará, que apesar de recente já se consolidou e hoje é celebrado como um dos mais importantes instrumentos de reconhecimento e divulgação do agronegócio local.

A noite terá dois momentos especiais. O primeiro será a premiação de Técnico Destaque em Agronegócios no Pará 2019 para o produtor rural Fernão Villela Zancaner, do município de Paragominas.

O segundo será a premiação na categoria Programa de Fomento ao Agronegócio Paraense para o projeto Programa de Melhoramento da Pecuária -Bubalina Leiteira e Familiar do Pará (Promebull Pará).

ABRANGENTE

Representantes de todas as regiões do Estado concorrem ao prêmio demonstrando a diversidade do agronegócio paraense. Em algumas categorias houveram até 60 indicações para inclusão na lista tríplice final, como no caso de Bovinocultura e Aquicultura.

“Esse ano batemos todos os recordes de indicações para as 17 categorias, que são feitas por sindicatos rurais, federações de produtores e de órgãos ligados ao setor, como Ceplac, Embrapa e Emater”, destaca Guilherme Minssen, zootecnista e consultor da Revista Agropará.

A premiação conta com 19 categorias e 53 indicados no total. Apenas as categorias Programa de Fomento ao Agronegócio Paraense e Técnico Destaque em Agronegócios são conhecidas antecipadamente, já que é apenas um o escolhido. Cada uma das demais 17 categorias concorre com três finalistas e os vencedores só serão conhecidos na noite de hoje.

A listra tríplice dos indicados em cada categoria é elaborada a partir do contato com técnicos, associações, núcleos de criadores, sindicatos rurais e produtores de cada segmento, que dão as indicações dos mais destacados no ano. Em seguida são definidos critérios de produção, boas práticas, tecnologia, resultados em campeonatos, torneios, entre outros.

RECONHECIMENTO

Camilo Centeno, diretor-geral do Grupo RBA, ressalta que a premiação é um reconhecimento a tudo que o setor do agronegócio representa para o Estado, uma vez que as oportunidades de desenvolvimento, avanços econômicos e sociais do Pará passam pela valorização do setor, que mesmo com a crise, não para de crescer.

“Tivemos um número recorde de inscrições esse ano. Isso mostra a pujança do setor que só vem crescendo no nosso Estado, gerando muito emprego e renda, e o grupo RBA, antenado a tudo isso, não poderia deixar de incentivar esse processo”, destaca Centeno.

PARA ENTENDER

O processo de seleção dos indicados conta com a colaboração de vários órgãos oficiais, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP) e Sindicatos Rurais Zootecnista e Leiloeiro.

Premiação e revista mostram valor da atividade no campo

O Prêmio Agropará veio na esteira do sucesso da Revista Agropará, também lançada em 2015, totalmente dedicada ao segmento e que se tornou leitura obrigatória para quem atua no agronegócio paraense, passando a valorizar o trabalho do homem do campo e sua importância para economia do Estado.

Trimestral, a revista tem um conteúdo diferenciado, não se limita a matérias sobre negócios e economia, incluindo também moda, saúde, comportamento, decoração, tecnologia, entre outras temáticas associadas ao ambiente rural. A publicação acompanha a edição de domingo do DIÁRIO.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias