Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

BOATO

Fake News diz que Pará 'recebe esmolas' do país

terça-feira, 03/12/2019, 22:57 - Atualizado em 03/12/2019, 22:56 - Autor: DOL


A mensagem afirma que os estados Maranhão, Bahia e Pará são os que "mais recebem esmola" do país
A mensagem afirma que os estados Maranhão, Bahia e Pará são os que "mais recebem esmola" do país | Cristino Martins/Arquivo/Agência Pará

Mensagens que circulam nas redes sociais colocaram o Pará na boca do sapo, recentemente. O Estado é apontado como um dos que mais explora a economia do país. A informação de origem duvidosa é dada através de um suposto estudo, cujo resultado alcançou os usuários de grupos de aplicativo que fizeram questão de compartilhar o feito, e foi desmentida pelo portal Boatos.org.

A mensagem afirma que junto com  o Pará os Estados do Maranhão e Bahia são “o que recebem mais esmola”. “E a conta só não está mais feia porque não listamos Brasília, a capital dos ‘Ali-Babás’”, diz a mensagem que circula pelas redes.

De acordo com o portal, as mensagens nasceram em 2009, após um artigo apontar qual estado brasileiro era um “pagador ou recebedor de impostos federais”. A publicação tinha como objetivo mostrar quanto cada um pagou de impostos federais e compará-lo com a quantia recebida pela União. 

O método, no entanto, não deveria ser usado como parâmetro para esse tipo de diferenciação, uma vez que é preciso considerar que, apesar de existirem estados que recebem muito, estes gastam muito também. O Boatos.org afirma também que  “nem todos os impostos estaduais e municipais são repassados ao governo federal”, a exemplo do IPTU, IPVA e ICMS, o que cai por terra a tese de que tudo é repassado.

(Com informações do Boatos.org)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS