plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COOPERATIVAS

Projeto quer incluir transportes alternativos no BRT Belém

Atualmente Belém possui um sistema de transporte público que depende de várias linhas alternativas para alimentar as principais vias da cidade. Esse serviço é desenvolvido pelas cooperativas, que hoje transportam mais de 300 mil passageiros por dia. Para

Imagem ilustrativa da notícia Projeto quer incluir transportes alternativos no BRT Belém camera A estratégia está sendo elaborada e deve ser finalizada até março do ano que vem. |

Atualmente Belém possui um sistema de transporte público que depende de várias linhas alternativas para alimentar as principais vias da cidade. Esse serviço é desenvolvido pelas cooperativas, que hoje transportam mais de 300 mil passageiros por dia.

Para incluí-las no sistema integrado do BRT, a OCB/PA buscou o suporte técnico da UFPA, que indicou a professora doutora Maísa Tobias. Será construído um plano de ação com a participação de todas as singulares registradas na entidade.

Na reunião, discutiu-se sobre a situação atual de transformação do sistema de transporte público integrado em Belém, como será o processo inicial de operação e o papel das cooperativas nos sistemas a serem implantados de forma municipal e metropolitana. Alinhou-se as ideias e possibilidades para definir como a OCB/PA e as cooperativas irão se posicionar para evolução do Sistema.

Atualmente, apenas linhas ligadas aos sindicatos e oficiais transitam pela via do BRT com muitas reclamações de usuários
📷 Atualmente, apenas linhas ligadas aos sindicatos e oficiais transitam pela via do BRT com muitas reclamações de usuários |(Reprodução)

A estratégia será elaborada e construída até março do ano que vem. Serão realizadas duas ações específicas: O Seminário do Ramo Transporte voltado para as singulares da Região Metropolitana de Belém, que terá a participação do governo do Estado para tratar sobre o BRT metropolitano, a prefeitura municipal para falar sobre o BRT em Belém e o Ministério Público. Serão apresentadas as atualizações da estruturação dos sistemas de transporte, assim como o plano de inclusão das cooperativas.

A segunda ação será uma reunião técnica de trabalho com todas as cooperativas do segmento na região metropolitana para discutir sobre os resultados do Seminário e sobre como o ramo se posicionará para enfrentar os processos licitatórios.

Já na vertente profissional, o SESCOOP/PA implementará o Programa de Qualificação das Cooperativas de Transporte, que fará a capacitação dos cooperados.

DADOS

Somente na região, existem cerca de 135 cooperativas que operam nas modalidade de transporte de passageiros, cargas, fluvial, intermunicipal e taxistas. Destas, apenas 63 estão ativas, operantes e registradas no Sistema OCB/PA. O setor possui alta representatividade na prestação de serviços de transporte. As cooperativas transportam 278.150 passageiros por dia, gerando 487 empregos diretos e uma média de pró-labore de R$ 1.200 por pessoa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias