Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

SEMANA DO DOADOR

Mais de 2 mil bolsas de sangue são coletadas em campanha em Belém

segunda-feira, 02/12/2019, 18:18 - Atualizado em 02/12/2019, 18:22 - Autor: Com informações da Agência Pará


Cerca de 8,7 mil pessoas podem ser salvas com as doações
Cerca de 8,7 mil pessoas podem ser salvas com as doações | Divulgação/Ag. Pará

“Os doadores de sangue são essenciais neste processo de salvar vidas. Sem eles, nossa missão seria impossível”, definiu o presidente da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), Paulo Bezerra.

Entre os dias 23 e 30 de novembro, 2.842 pessoas compareceram ao Hemopa, resultando em 2.190 bolsas de sangue coletadas. Cada bolsa de sangue pode salvar, pelo menos, 4 pacientes adultos. Isso quer dizer que mais de 8.700 vidas podem ser salvas a partir das doações.

Este ano, a Fundação Hemopa adotou como tema o esporte e lazer como forma de incentivo à vida saudável. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), com mais de 30 Federações Paraenses esportivas, abraçaram a ideia e participaram de uma grande feira olímpica montada no pátio do Hemopa Batista Campos, no sábado de abertura, dia 23.

No dia 25, data alusiva ao doador voluntário, a Fundação Hemopa realizou homenagens especiais às entidades públicas e privadas que contribuem o ano inteiro com o estoque de sangue. Foram 20 instituições selecionadas entre forças armadas, empresas públicas e privadas e, sociedade civil organizada.

Este ano, um marco na história da Fundação, provocou comoção em todos. O Auditório da sede do Hemocentro Belém foi batizado de Osvaldo Bellarmino, o maior doador voluntário da Fundação com cerca de 200 bolsas de sangue doadas. Osvaldo Bellarmino Junior, filho do homenageado, recebeu as honras pelo pai falecido em fevereiro deste ano.

“Este é um dia muito feliz para nossa família. Meu pai se dedicava fielmente a causa da doação de sangue. Coincidentemente, hoje ele completaria 81 anos e assim como em todos os anos anteriores, tenho certeza que ele viria para cá, comemorar com todos do Hemopa”, disse, Osvaldo Bellarmino Junior.

Unidades de Coleta em Belém

Ao longo da semana, muitas caravanas se mobilizaram e compareceram às unidades de coleta Batista Campos, Shopping Pátio Belém e Shopping Castanheira

Como forma de captar doadores de outros bairros, a unidade móvel de coleta foi deslocada para a Avenida Augusto Montenegro, ficando no Detran, nos dias 27 e 28 e, no Colégio Pequeno Príncipe, no dia 30.

“Muitas vezes, nossos doadores não dispõe de um tempo grande para fazer a doação, portanto fazemos o possível para alcançar o maior número de doadores com a descentralização do serviço de coleta de sangue”, esclareceu Juciara Farias, Gerente de Captação de Doadores do Hemopa.

O processo da coleta de sangue dura cerca de 40 minutos, passando pela parte de cadastro, pré-triagem, consulta e coleta de sangue. Após a coleta, os doadores ganhavam uma blusa alusiva à data e o lanche especial.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS