plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CÍRIO

Nossa Senhora da Conceição: Padroeira de Outeiro será homenageada neste domingo

Este ano, o Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no distrito de Outeiro, comemora sua 66ª edição. Com o tema “Maria, Mãe da Igreja Missionária”, a procissão ocorre neste domingo (1º), com saída às 7h, após o Terço da Alvorada, na comunidade de N

Imagem ilustrativa da notícia Nossa Senhora da Conceição: Padroeira de Outeiro será homenageada neste domingo camera Esta é 66ª edição do Círio que homenageia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Outeiro, distrito de Belém. | Ney Marcondes/Diário do Pará/Arquivo

Este ano, o Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no distrito de Outeiro, comemora sua 66ª edição. Com o tema “Maria, Mãe da Igreja Missionária”, a procissão ocorre neste domingo (1º), com saída às 7h, após o Terço da Alvorada, na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Itaiteua, de onde a imagem sairá em carro aberto até a Igreja Matriz, percorrendo cerca de 4 km. A expectativa é a de que mais de 15 mil pessoas participem da festividade.

Coordenador da Festividade e do Círio de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Fabrício da Conceição explica que um dos pontos altos da procissão é a parada em frente ao residencial Alphaville. “É o momento onde acontece o atrelamento da imagem à berlinda seguindo assim a procissão até a Igreja Matriz”, destaca.

Durante o percurso de cerca de quatro horas, a imagem passa pelas avenidas Paulo Costa, Nossa Senhora da Conceição, Franklin de Menezes, Beira-Mar e Manoel Barata até a Igreja Matriz, onde são feitas várias homenagens. “Ao final será celebrada uma missa pelo pároco da Igreja de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, de Icoaraci, padre Agostinho Cruz”, detalha.

FESTIVIDADE

A partir do domingo do Círio até o dia 9 de dezembro, a festividade prossegue com celebrações sempre às 19h, seguida de shows com artistas convidados, no Espaço Cultural da igreja Matriz.

O coordenador explica que este ano, o tema escolhido convida os fiéis a celebrarem a missão da Igreja na Amazônia. “Ele nos fala do quanto é importante evangelizar, especialmente aqui na nossa região”, diz.

No próximo dia 6, dentro da programação da festividade, haverá uma ação social, na Casa Paroquial, localizada na Manoel Barata, 190. No dia seguinte (7), está prevista a Romaria da Juventude, que sairá do Estacionamento do bairro Água Boa, conhecido como “Pistão” até a Igreja Matriz. No dia 8, quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, ocorrerá a partir das 7h30, o Círio das Crianças, seguido de missa na Igreja Matriz.

História

O Círio da Ilha teve origem com o casal de imigrantes portugueses Joaquim e Maria Cortinhas Marques, que veio dos Açores para morar na Ilha dos Barrancos, antigo nome do local. O casal promovia novenas e ladainhas em casa, duas vezes no ano: uma para Nossa Senhora de Fátima, em maio, e outra para Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

Em 1932, com a ajuda da comunidade, o casal construiu uma capela de madeira em honra à Nossa Senhora da Conceição. A devoção dos portugueses teve continuidade com os filhos, que, em 1953, organizaram a primeira procissão, em uma caminhada de menos um km.

O cortejo foi feito desta forma até 1970, ano em que chegaram a Outeiro religiosas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria. Junto aos devotos, as religiosas e o então vigário de Icoaraci, Monsenhor José Maria Azevedo, transformaram a procissão no Círio. (Da redação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias