plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PRÊMIO AGROPARÁ

Destaques do agronegócio paraense serão premiados nesta quarta (4)

Mais de 300 indicações das quais saíram 53 finalistas divididas em 19 categorias. Esse é o desenho do Prêmio Agropará 2019, que este ano, na sua 5ª edição, vai premiar as personalidades do campo que mais se destacam em suas respectivas categorias, dividid

Imagem ilustrativa da notícia Destaques do agronegócio paraense serão premiados nesta quarta (4) camera Prêmio está na sua 5ª edição e é um grande sucesso. Abaixo, o produtor rural Fernão Villela | elso Rodrigues/Diário do Pará

Mais de 300 indicações das quais saíram 53 finalistas divididas em 19 categorias. Esse é o desenho do Prêmio Agropará 2019, que este ano, na sua 5ª edição, vai premiar as personalidades do campo que mais se destacam em suas respectivas categorias, divididas na produção animal e vegetal em todo o Estado. O palco da festa do agronegócio paraense será o auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiepa) na noite da próxima quarta-feira (4).

Um dos momentos mais importantes da festa será a premiação de Técnico Destaque em Agronegócios no Pará 2019 para o produtor rural Fernão Villela Zancaner, do município de Paragominas. Para ele, que é veterinário de formação, o prêmio é importantíssimo pois coloca em evidência o agronegócio no Estado para a população urbana do Pará e principalmente da grande Belém que, na sua avaliação “ainda tem muito pouco conhecimento e identificação com o agro e o prêmio mostra principalmente para esse público o valor e a pujança do agronegócio paraense”.

O homenageado se diz muito feliz com o reconhecimento, principalmente no ano que completa 20 anos de formado e 20 anos trabalhando no agronegócio paraense. “Apesar de ser paulista de nascimento, me considero paraense de coração e não tenho dúvidas que o Pará será o maior Estado no agronegócio brasileiro, e o prêmio só incentiva aqueles que se dedicam nesse setor”, disse Fernão, que é vice-presidente da Pagrisa e vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

Ele também elogia a Revista Agropará que, na sua avaliação, tem um papel de suma importância, que é a de valorizar os empresários e os profissionais que atuam na área do agronegócio no Estado, destacando suas práticas e o trabalho que desenvolvem nos mais variados ramos de atividade.

Entre os critérios de avaliação para a escolha dos melhores em cada segmento estão produtividade, tecnologia, boas práticas, geração de empregos, gestão e importância para a produção local e outras características para determinados segmentos. Cada categoria entra num critério de avaliação.

Destaques do agronegócio paraense serão premiados nesta quarta (4)
📷 |Divulgação

MERCADO

Os concorrentes são indicados pelas entidades e instituições do setor que mais cresceram em sua atuação este ano. A premiação, junto com a Revista Agropará, movimentaram o mercado em 2015, quando passou a valorizar o trabalho do homem do campo e sua importância para a economia.

“Apenas figurar entre os indicados na quarta edição do evento já é considerado um privilégio, já que a premiação é considerada a maior do Norte e Nordeste do Brasil”, destaca Guilherme Minssen, zootecnista e consultor da Revista Agropará.

Jader Filho, diretor-presidente do Grupo RBA, comemora o número recorde de indicações para a premiação o que, segundo ele, comprova o sucesso da iniciativa. “O agronegócio é um dos setores que mais gera riqueza e empregos no nosso Estado e vem conseguindo superar a crise econômica que afetou o país”.

E prossegue: “O setor vem crescendo a olhos vistos nos últimos anos, e o prêmio foi criado justamente para mostrar a força extraordinária do agronegócio e tudo que ele representa para a nossa região”. Ele ressalta ainda que em 2015 a Revista Agropará foi criada justamente para mostrar o quanto a agricultura agrega e fortalece a economia do Pará, gerando empregos e renda. “Será certamente mais um dia de festa e de valorização a esse segmento tão importante”, assegura Jader.

Prêmio bateu recorde de indicações nesta edição

A edição deste ano terá, mais uma vez, representantes de todas as regiões do Estado, demonstrando a diversidade do agronegócio paraense. Em 2019 o prêmio bateu todos os recordes de indicações para as categorias, que são feitas por sindicatos rurais, federações de produtores e de órgãos ligados ao setor, como Ceplac, Embrapa e Emater.

“Na verdade, temos 19 categorias e 53 indicados no total. Apenas as categorias Programa de Fomento ao Agronegócio Paraense e Técnico Destaque em Agronegócios são conhecidas antecipadamente, já que é apenas um o escolhido. Cada uma das demais 17 categorias concorre com 3 finalistas e os vencedores só serão conhecidos no dia da premiação”, explica Guilherme Minssen.

Ele ressalta que tiveram categorias onde houveram 45 e até 60 indicações para inclusão na lista tríplice final, como no caso de Bovinocultura e Aquicultura. “O prêmio esse ano superou todas as nossas expectativas”, aponta.

Na categoria Programa de Fomento ao Agronegócio Paraense o escolhido foi o projeto Programa de Melhoramento da Pecuária -Bubalina Leiteira e Familiar do Estado do Pará (Promebull Pará), que envolve a Embrapa, Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) e a Federação da Agricultura do Estado em um processo de fomento ao desenvolvimento da bubalinocultura no Marajó, Baixo Amazonas e Parauapebas.

GRÃOS

Na agricultura, segundo o consultor, houve uma “explosão” de indicados. Com a chegada forte do agronegócio de grãos no Pará tiveram indicados de Santarém, Belterra, Paragominas e diversas cidades do Sul e Nordeste do Pará.

“Tivemos indicações de muitas regiões de produtores que estão produzindo soja, milho e arroz em grande escala. É uma atividade que está na base da produção da nossa agricultura, da suinocultura numa verticalização importante do agronegócio, gerando muito emprego e renda no campo paraense”, ressalta.

O mercado Pet foi outro destaque como a campeã de indicações, com quase 60. “Só de Belém foram 12 indicações de lojas. São pessoas que empregam muitos profissionais zootecnistas, muitos em parceria com a Ufra”.

Revista AgroPará

A primeira revista especializada no agronegócio no Estado foi lançada pelo DIÁRIO em 2015, trazendo junto uma inovadora premiação que, anualmente, prestigia os grandes destaques do agronegócio. Trimestral, a revista tem um conteúdo diferenciado, não se limita a matérias sobre negócios e economia, incluindo também moda, saúde, comportamento, decoração, tecnologia, entre outras temáticas associadas ao ambiente rural. A publicação acompanha a edição de domingo do DIÁRIO.

Relação de finalistas por categoria

Bovinos

Fazenda Água Fria - Xinguara

Nelore Menoletto - Belterra

Fazenda Porangaí - Xinguara

Bubalinos

Fazenda Sta. Filomena - Muaná

Fazenda Aruans - Ilha do Marajó

Fazenda Açaizal - Parauapebas

Equinos, Asininos e Muares

Al Rancho - Parauapebas

Mang. Marchador e Muares - Rio Maria

Rancho do Cawboy - Paragominas

Ovinocultura e Suinocultura

Agropecuária Real - Castanhal

Faz. Rio Vermelho - Ourém

Grupo de Ovinos e Caprinos de Santarém - Mojuí dos Campos e Belterra

Avicultura

Granja Novo Horizonte - Igarapé Açu

Granja Takakura - Santo Antônio do Tauá

Tapajós Alimentos - Santarém

Aquinocultura

Projeto Tambaqui - Marabá

Piscicultura Vale do Pirarucu - Tucumã

Piscicultura Quanz - Uruará

Apicultura e Meliponicultura

Apiário Vizeu - Vizeu

Apiário de Canaã - Canaã dos Carajás

Apiário de Santarém - Santarém Novo

Mercado e Distribuição PET

Vitória Régia - Belém

Saúde Animal - (Belém)

Pró-Frango Produtos Agropecuários - Santa Izabel

Grãos - Arroz, Soja e Milho

Tiago Facco - Ulianópolis

Derquian Busnello - Paragominas

Edenilson Bocchi - Santana do Araguaia

Palma, óleos e Gorduras Vegetais

DENPASA - Dendê do Pará - Benevides, Santa Bárbara e Santo Antônio do Tauá

DENTAUÁ – Dendê do Tauá S/A - Santo Antônio do Tauá

Belém Bioenergia Brasil (BBB) - Tailândia e Tomé Açu

Citros

Gelo Mania e Limão – Belém

Grupo Tonheiro – Comércio e Citricultura - Capitão Poço

Grupo Zampa - CITROPAR - Capitão Poço

Açaí

Xingu Fruit – Castanhal

Palamaz Agroindústria – Marituba

Goola Açaí – Acará

Cacau

CAMPPAX – Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu - São Félix do Xingu

Origem Tuerê – Cooperativa de Produtores - Novo Repartimento

Associação dos Produtores da Ilha de Mocajuba – Mocajuba

Reflorestamento e Madeiras

FLORAPLAC MDF Grupo CONCREM – Paragominas

Tramontina Reflorestamento Mogno – Icoaraci

Amazônia Florestal Ltda – Itaituba

Mandioca e Feijão Caupi

AGROCORREA - Augusto Corrêa

FEIJÃO CAUPI – Castanhal

Feijão Cupi – Tracuateua

Flores, plantas ornamentais e arranjos florais

Agrop. Amaflor – Castanhal

Santa Flora Lucky Bambu – Belém

Sítio Rancho Fundo – Benfica

Extensão, Pesquisa, Ensino ou Organização Rural - Destaque 2019

AGROPORTAL – Regularização Fundiária e Ambiental – Castanhal

ABRAPALMA - Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma – Belem

ATBPA - Associação de Tambor e Baliza do Pará - Paragominas/Marabá/Parauapebas

Programa de Fomento ao Agronegócio Paraense

PROMEBULL PARÁ - Programa de Melhoramento da Pecuária - Bubalina Leiteira e Familiar do Estado do Pará - José Ribamar Felipe Marques

Técnico Destaque em Agronegócios no Pará 2019

Fernão Villela Zancaner - Paragominas

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias