plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
APRESENTAÇÃO

Alunos do Vale Música participam de concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Após meses de trabalho intenso, muitas trocas e aprendizado, o Programa Vale Música encerrou, esta semana, a última master class em Belém e um grupo de jovens músicos paraenses estão de malas prontas para o Rio de Janeiro. Eles integrarão orquestra para a

Imagem ilustrativa da notícia Alunos do Vale Música participam de concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro camera Divulgação/Vale

Após meses de trabalho intenso, muitas trocas e aprendizado, o Programa Vale Música encerrou, esta semana, a última master class em Belém e um grupo de jovens músicos paraenses estão de malas prontas para o Rio de Janeiro. Eles integrarão orquestra para apresentação de culminância do Programa, no Theatro Municipal do Rio, na próxima quinta-feira, 5 de dezembro.

A apresentação reunirá 53 alunos dos projetos de Belém, Serra e Corumbá com os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Orquestra Ouro Preto (OOP). Na regência, três maestros: Jésus Figueiredo (convidado OSB), Rodrigo Toffolo (OOP) e o jovem paraense, Renan Cardoso, de 23 anos, regente da Orquestra Vale Música, em Belém.

"Esta apresentação no Theatro Municipal do Rio é uma vitrine e este convite é realmente uma oportunidade, então a expectativa é muito grande para ter esse contato com músicos e dividir a regência desta apresentação com Rodrigo Toffolo e Jésus Figueiredo é uma grande satisfação. Esta, sem dúvida será uma experiência de aprendizado, muito importante para a minha carreira", comenta Renan.

Programa Vale MúsicaA iniciativa da Vale para formação musical promoveu um verdadeiro intercâmbio musical, unindo crianças e adolescentes apaixonados por música de concerto às maiores orquestras do país ao longo de 2019. No seu primeiro ano, o Programa atendeu a cerca de 1.000 crianças e adolescentes, nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com programas de formação, residência musical e encontros musicais em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Ouro Preto e Banda São Sebastião.O Programa Vale Música cria uma rede colaborativa de ensino e a aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina. Isso acontece por meio de intercâmbios entre estudantes e professores, aulas com músicos das orquestras parceiras e residências artísticas. Os alunos que se destacam nos intercâmbios são convidados a vivenciar, durante uma semana, o dia a dia profissional de uma das orquestras parceiras. "Promovemos um intercâmbio entre as orquestras, os músicos e as regiões do Brasil onde atuamos. É um encontro entre pessoas que têm vocação para a música com as orquestras que a Vale apoia", explica Hugo Barreto, diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.

Para a Orquestra Sinfônica Brasileira, a principal do país, a parceria possibilitou conectar seus músicos com jovens talentos de diferentes partes do Brasil, criando uma relação através da música. "A parceria com o Vale Música em 2019 foi um grande presente para a OSB. No dia do concerto, em que todos nos encontraremos, dividiremos o palco com os alunos que mais nos ensinaram do que ensinamos. Além de música, compartilhamos lições de vida", relembra Ana Flavia Cabral, Diretora Geral da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Além do concerto no Municipal, os participantes do Programa Vale Música também farão uma apresentação no Cristo Redentor, no dia 6/12, às 18h. Desta vez, serão 45 músicos, que contarão com a participação da cantora lírica Flavia Correa e do padre Omar. O show será aberto para os visitantes e turistas presentes no local.

Atualmente, fazem parte do programa 150 profissionais e 1.000 estudantes. Durante os intercâmbios, os estudantes participam de workshops, aulas práticas e master classes, quando têm a oportunidade de aprender diretamente com especialistas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias