plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Cuidados contra o Aedes Aegypti devem ser redobrados

A chuva forte que caiu na última quinta-feira (21) foi o anúncio do chamado “inverno amazônico”, que chegou ao Estado. Com a tendência de aumento nas chuvas na capital, é preciso tomar cuidado com o acumulo de água, que pode facilitar a presença do mosqui

Imagem ilustrativa da notícia Cuidados contra o Aedes Aegypti devem ser redobrados camera Ney Marcondes/Diário do Pará

A chuva forte que caiu na última quinta-feira (21) foi o anúncio do chamado “inverno amazônico”, que chegou ao Estado. Com a tendência de aumento nas chuvas na capital, é preciso tomar cuidado com o acumulo de água, que pode facilitar a presença do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Cuidados simples que podem fazer a diferença no cuidado da saúde.

Aline Carneiro é coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e afirma que um dos fatores que pode afastar a chance de contagio das doenças transmitidas pelo mosquito é o cuidado semanal com a própria residência. Desde a limpeza, até o modo como o lixo doméstico é descartado. “Na verdade, recomendamos cuidados ao longo de todo ano já que, quando falamos de chuva, contamos com a presença dela quase que diariamente. Mas nunca é demais cuidados extras em piscinas, calhas, banheiros e outros locais com acúmulos de água. São espaços que precisam de atenção permanentemente”, explica.

LIXO

Outro cuidado recomendado por Aline é quanto a questão do descarte do lixo, que deve ser feito em dias e horários próximos ao da coleta feita por parte do poder municipal. Evitando, assim, que ele fique em exposição por longos períodos. “Essa é uma iniciativa simples, mas que tem uma enorme importância. Quando o lixo fica muito tempo ao ar livre ele pode contar com o acumulo de água que pode atrair justamente o mosquito Aedes aegypti, com doenças que podem causar sequelas por meses e até anos”, comenta.

Atualmente, a Sespa está com a atualização do plano de contingência para traçar objetivos de como será feito o trabalho de atendimento a pacientes. “Apresentamos relatórios mensais sobre o avanço de doenças como a dengue, zika e chikungunya, além de dicas e orientações em nosso site, sem esquecer de qualificar nossos servidores para que eles possam prestar o melhor atendimento à população”, completou.

Cuidados

Limpeza

l Tampe os tonéis e caixas d’água;

l Mantenha as calhas sempre limpas;

l Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

l Mantenha lixeiras bem tampadas;

l Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

l Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

l Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Fonte: ANS

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias