Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

COMEMORAÇÃO

Corpo de Bombeiros do Pará celebra 137 anos de fundação

sábado, 23/11/2019, 07:16 - Atualizado em 23/11/2019, 07:16 - Autor: Wesley Costa de Jesus


| Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Foi realizada na manhã de ontem (22), no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), uma solenidade cívica-militar em alusão ao Dia do Bombeiro Paraense, que no próximo dia 24 de novembro completa 137 anos de existência.

O Comandante-geral da instituição, Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, ressaltou a importância do serviço durante todos esses anos desde a fundação. “São 137 anos de muito trabalho, ajudando a nossa população e também a nós, que fazemos parte dessa gente. Nós temos muito orgulho de prestar esse serviço e continuaremos sempre aqui disponíveis para atender o povo paraense”, disse.

Segundo o Comandante, o desafio para os próximos anos é aumentar o efetivo da companhia que hoje atende cerca 60% de toda população do Pará. “Isso é um desafio do Corpo de Bombeiros e também do Governo do Estado. Sabemos que o Governador Helder Barbalho ao assumir, vem nos dando todo apoio necessário para que a corporação se desenvolva. Para os próximos anos esperamos chegar em um número ideal, que hoje seria acima de cinco mil militares”, explica Hayman.

EMOÇÃO

O público formado por familiares e autoridades, pôde acompanhar também uma exposição de equipamentos de segurança e o desfile de veículos oficiais utilizados pelos militares. Durante a solenidade, foram entregues medalhas condecorativas a civis e militares em honra aos serviços prestados a corporação. “Nada mais justo do que reconhecer não só o trabalho dos servidores do corpo dos bombeiros através dessas medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviço, como também reconhecer o trabalho de toda tropa. Aqui temos uma corporação centenária que presta excelente serviço à sociedade e que de modo geral no Brasil, é reconhecido como uma das instituições de maior prestígio junto a sociedade”, afirmou o Secretário de Segurança Pública do Estado do Pará, Ualame Machado.

Após ter dedicado 30 anos de sua vida ao serviço militar, Raimundo Oliveira, 91, lembrou emocionado de sua carreira e expressou gratidão ao receber sua condecoração. “Para mim, ser bombeiro até hoje significa muito na minha vida e olhando para trás eu só tenho lembranças boas”, diz. Além do Quartel do Comando Geral que está sediado na capital, a Corporação possui mais 30 unidades operacionais, 07 unidades, e outros setores distribuídos na Região Metropolitana de Belém e nas cidades do interior do Estado.

Criação

Corporação

- Quando foi criado no ano de 1882, o CBMPA surgiu como uma companhia da Polícia Militar, e teve a frente como primeiro comandante o Capitão BM Antônio Veríssimo Ivo de Abreu. Atualmente, o comando possui mais de 2.700 militares entre homens e mulheres, praças e oficiais, que se fazem presente em 26 municípios paraense. O CBMPA é uma corporação cuja missão primordial consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos em todo Estado.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS