plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CLIMA

Chuva forte antecipa início do inverno amazônico

Chegou a hora de tirar as sombrinhas e guarda-chuvas dos armários e se preparar para mais um inverno amazônico, que esse ano está chegando mais cedo no Pará. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a forte chuva que caiu na manhã de ontem (2

Imagem ilustrativa da notícia Chuva forte antecipa início do inverno amazônico camera Ontem, o cenário era de muitas pessoas com sombrinhas pela cidade. | Ricardo Amanajas/Diário do Pará

Chegou a hora de tirar as sombrinhas e guarda-chuvas dos armários e se preparar para mais um inverno amazônico, que esse ano está chegando mais cedo no Pará. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a forte chuva que caiu na manhã de ontem (21), na Região Metropolitana de Belém, anunciou o início do período que registra os mais altos níveis de umidade em todas as regiões do Estado.

O diretor do INMET no Pará, José Raimundo Abreu, disse que novamente o clima se apresentou de forma atípica. As chuvas na manhã de ontem foi o resultado da chegada de um aglomerado de nuvens que se formaram na região do Marajó e no sudeste paraense. “Normalmente nesse mês de novembro deveríamos ter uma taxa de umidade bem baixa, mas fenômenos meteorológicos vêm acontecendo, provocando a formação desses aglomerados de nuvens”, explica. Segundo o diretor do instituto, essa mudança não está ocorrendo somente na RMB, mas também nas regiões do Sudeste e Nordeste do Pará.

E a chuva que caiu nas primeiras horas do dia de ontem (21) causou transtornos consideráveis para a população belenense. Quem precisou sair de carro ou se locomover através de transporte público, precisou ter calma e paciência no trânsito. Vários pontos de congestionamento foram registrados nas principais avenidas da cidade. Em algumas vias como na travessa Rui Barbosa, e parte da rua dos Caripunas, os motoristas precisaram fazer o retorno para desviar do alagamento e não ter prejuízo com seus veículos. Nesse mesmo perímetro, várias pessoas se arriscavam atravessando a rua em meio ao acumulo de água.

Procurando sempre andar com a sombrinha na bolsa, Alcileia Nogueira, 35 anos, saiu de sua residência, no bairro do Jurunas, devidamente preparada. Para ela, o acessório tornou-se um dos itens principais no seu dia a dia. “Dessa vez não fui pega de surpresa. Já que nosso clima é meio ‘louco’, faça chuva ou sol, eu sempre estou aqui andando com minha sombrinha”, disse. Ainda de acordo com o INMET, a previsão para os próximos dias é de chuva intensa, tanto na RMB como nas cidades dos interiores. Durante o dia, a temperatura mínima deve permanecer em 25ºC, podendo sofrer quedas no início da noite, ficando entre 21 e 23 graus.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias