plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DIA NACIONAL DO DOADOR

Campanha quer captar novos doadores de sangue no Pará

Na próxima segunda-feira (25) é comemorado o “Dia Nacional do Doador de Sangue” e a Fundação Hemopa prepara uma série de atividades, de sábado (23) até segunda, buscando incentivar a doação de sangue nos diversos postos de coleta existentes na capital e n

Imagem ilustrativa da notícia Campanha quer captar novos doadores de sangue no Pará camera De janeiro a setembro deste ano, mais de 64 mil coletas foram realizadas para 200 hospitais. | Ascom/Hemopa

Na próxima segunda-feira (25) é comemorado o “Dia Nacional do Doador de Sangue” e a Fundação Hemopa prepara uma série de atividades, de sábado (23) até segunda, buscando incentivar a doação de sangue nos diversos postos de coleta existentes na capital e no interior do estado.

O presidente da instituição, Paulo Bezerra, explica que a programação busca captar novos doadores, incentivando a doação de sangue e homenageando aqueles que diariamente procuram a instituição para salvar vidas. “Durante as programações, parceiros do Hemopa levarão voluntários para a doação de sangue e também faremos homenagens a todos que fazem desta iniciativa um ato de amor que ajuda a salvar vidas”, afirmou.

Para realizar a coleta de sangue, o Hemopa conta com três unidades em Belém, três hemocentros regionais (Marabá, Santarém e Castanhal), cinco núcleos de hemoterapia (Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema), além de 39 agências transfusionais na capital e em demais cidades do Pará.

De janeiro até setembro desse ano, mais de 64 mil coletas de sangue foram realizadas, abastecendo 200 hospitais do estado conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Que cada vez mais pessoas busquem os hemocentros. É um gesto simples, mas que salva vidas de muitas pessoas que estão em hospitais e postos de saúde neste momento. Eles precisam muito” finalizou Paulo Bezerra.

Programação

As atividades comemorativas começam no sábado (23), com a mobilização de diversos atletas do esporte amador que farão apresentações de suas modalidades na sede do Hemopa, localizado na Batista Campos, em Belém. Já no domingo (24), será realizado um passeio ciclístico pelas ruas de Belém, buscando incentivar o surgimento de novos doadores. Chamado “Pedalando pela Vida”, o passeio terá concentração às 6h da manhã, também na sede da instituição. O percurso será pela Batista Campos, Nazaré, São Brás, Fátima, Umarizal, Campina e finaliza na Praça da República. No local terá uma Unidade Móvel do Hemopa para coleta de sangue.

Por fim, na segunda, data comemorativa, a Fundação vai realizar uma série de homenagens especiais aos doadores que frequentam a instituição e busca receber até 400 doações voluntárias ao longo do dia. Um dos homenageados é Osvaldo Bellarmino, que faleceu no início deste ano, e era um doador assíduo do Hemopa. Sozinho, ele fez cerca de 200 doações de sangue e ajudou a salvar pelo menos 800 vidas.

Requisitos para doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Os requisitos para doar sangue são estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.

- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Impedimentos Temporários

- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

- Período gestacional;

- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

- Amamentação: até 12 meses após o parto;

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

- Extração dentária: 72 horas;

- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;

- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;

- Transfusão de sangue: 1 ano;

- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;

- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias