plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
11ª EDIÇÃO

Parada LGBTI em Icoaraci mobiliza 20 mil pessoas em luta por direitos

Com muita música e reivindicação de direitos, Icoaraci recebeu no último domingo (17) a 11ª Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). O evento mobilizou 20 mil pessoas, segundo os organizadores. A 11ª Parada LGB

Imagem ilustrativa da notícia Parada LGBTI em Icoaraci mobiliza 20 mil pessoas em luta por direitos camera Orla de Icoaraci recebeu mais de 20 mil pessoas na 11ª Parada LGBTI. | Agência Belém/Divulgação

Com muita música e reivindicação de direitos, Icoaraci recebeu no último domingo (17) a 11ª Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). O evento mobilizou 20 mil pessoas, segundo os organizadores.

A 11ª Parada LGBTI percorreu um quilometro até chegar ao trapiche de Icoaraci. Animaram a festa o trio elétrico Faraó e a DJ Gada e houve shows de drag queens.

“Já é crime você agredir um LGBTI. É uma grande vitória na nossa luta de tantos anos, mas a sociedade ainda não respeita. Nós temos a Lei Maria da Penha, sou uma mulher lésbica e posso dizer que os homens não nos respeitam. As mulheres continuam morrendo assim como o LGBTI continua sendo agredido e morrendo. E o que a gente pede para a sociedade é respeito acima de tudo”, disse a DJ Gada, coordenadora do evento.

A parada levou muita alegria para a orla do distrito. Rafael Magalhães, de 19 anos, vestido com um figurino para lá de colorido, se divertiu.

“Sempre que eu passava pela rua as pessoas se referiam a mim como a coitadinha: “Olha, lá vai a coitadinha”, diziam. Aí eu adotei esse apelido. Mas hoje, de coitadinha só tenho o nome e a fantasia. Vim comemorar nossa vitória LGBTI. Agredir um LGBTI agora é crime, era disso que nós precisávamos”, disse.

A necessidade de políticas de saúde para o segmento foi destacada por ativistas.

“Sou homem trans e militante das causas dos LGBTI e me preocupo muito com a política pública de saúde LGBTI. Tenho 58 anos e luto para que nossa população tenha seus direitos preservados”, disse Rai Carlos Durans, represente da Associação de Gays, Lésbicas e Transgêneros do Pará.

Paz - Ao longo do trajeto representantes de movimentos sociais tiveram a oportunidade de falar sobre a importância e os objetivos da parada. Foi defendida a construção de uma cultura de paz para população LGBTI.

“Em maio deste ano foi criada a Coordenadoria da Diversidade Sexual de Belém (CDS) para que pudéssemos trazer uma cultura de paz para a nossa população LGBTI, principalmente no que diz respeito à criminalização da homofobia e à garantia de direitos de várias políticas, como as de educação, saúde, cultura, esporte, lazer, emprego e renda. Precisamos fazer valer nossos direitos”, afirmou Cledson Sampaio, coordenador da CDS.

O evento foi promovido pelo Movimento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Estado do Pará (LesbiPará), com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Diversidade Sexual de Belém (CDS) e da Agência Distrital de Icoaraci (Adic).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias