plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BELÉM

Demarcação e identificação: MP quer regulamentação de flanelinhas 

A 3ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo recomendou à Prefeitura de Belém a regulamentação da Lei Municipal nº 8039/2001, que dispõe sobre o trabalho dos guardadores e lavadores autônomos de carros. A norma p

Imagem ilustrativa da notícia Demarcação e identificação: MP quer regulamentação de flanelinhas  camera A promotoria quer ainda fiscalização e punições para os guardadores | Reprodução

A 3ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo recomendou à Prefeitura de Belém a regulamentação da Lei Municipal nº 8039/2001, que dispõe sobre o trabalho dos guardadores e lavadores autônomos de carros.

A norma prevê que seja demarcado um espaço para a limpeza dos carros além de identificação dos trabalhadores, fiscalização dos profissionais, determinação de infrações e suas respectivas punições.

Raimundo Moraes, promotor de Justiça que expediu a recomendação, explica que desde 2001 a atividade dos chamados “flanelinhas” deveria ter sido regulamentada. Contudo, mesmo com a criação da lei municipal, os trabalhadores permanecem sem que o poder público tenha tomado essa providência. A lei municipal que organiza o trabalho dos guardadores de carros foi sancionada pelo então presente de Belém, Edmilson Rodrigues, em 2001.

Em 2014, o Ministério Público do Estado do Pará encaminhou ao executivo municipal recomendação sobre o estacionamento no Espaço Palmeira, antigo “buraco da Palmeira”, localizado no centro de Belém. Na época, o MPPA recomendava à prefeitura que inserisse no estacionamento guardadores de veículos que trabalhassem na rua.

O Ministério pede por fim que seja informado sobre quais providências foram tomadas, no prazo de 10 dias, caso contrário, o chefe do executivo municipal será responsabilizado, em forma de Ação Civil Pública, por improbidade administrativa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias