plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DIGITAL MEDIA LATAM

Grupo RBA participa do maior evento sobre transformação digital do Jornalismo

O Digital Media Latam 2019 (DML19), considerado o principal evento sobre a transformação digital do jornalismo da América Latina e organizado pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), teve início nesta segunda-feira (11) no Rio de Ja

Imagem ilustrativa da notícia Grupo
RBA participa do maior evento sobre transformação digital do Jornalismo camera Nilton Lobato, gerente Comercial do grupo RBA; Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ); Mirian Leitão, jornalista e comentarista da Rede Globo; Mauro Neto, editor Executivo do DOL; e Fernando de Yarza, presidente da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA) no primeiro dia do Digital Media Latam 2019. | DOL

O Digital Media Latam 2019 (DML19), considerado o principal evento sobre a transformação digital do jornalismo da América Latina e organizado pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), teve início nesta segunda-feira (11) no Rio de Janeiro.

O encontro vai debater, até o próximo dia 13, as mais relevantes tendências do jornalismo digital da atualidade. O Grupo Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA) foi representado no evento pelo Gerente Comercial, Nilton Lobato; e pelo editor executivo do Diário On line (DOL), Mauro Neto.

Mais de 350 executivos, de 80 empresas de mídia, de 22 países da América Latina e do mundo estão presentes na conferência. Paywalls, modelos de assinaturas e receita, análises de audiências, diversificação da receita, conteúdo patrocinado, novas narrativas digitais, estratégias de captação de audiências, distribuição de conteúdo em plataformas são algumas das temáticas centrais da sétima edição do evento, que acontece no Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, Barra da Tijuca.

Para o gerente Comercial do Grupo RBA de Comunicação, Nilton Lobato, a presença da empresa num evento de porte internacional de mídia digital mostra que ela se prepara continuamente para o que há de novo no setor e fortalece, ainda mais, a presença neste mercado ainda tão desconhecido pela maioria dos anunciantes, acostumados mais com mídia tradicionais, como TV e Rádio, as chamadas mídias off. “O Grupo RBA, e mais especificamente o nosso portal DOL, está se qualificando, se preparando e entendo este novo momento para poder atender melhor os clientes que hoje buscam e têm como foco o público de redes sociais e de mídia digital”, enfatiza Nilton.

Grupo
RBA participa do maior evento sobre transformação digital do Jornalismo
📷 |DOL

MODELO DE NEGÓCIO

O editor executivo do Diario On Line (DOL), jornalista Mauro Neto, acredita que o Digital Media Latam é uma oportunidade para se aprimorar e entender os novos modelos de negócios que se estabelecem a partir da produção de conteúdo digital e de plataformas paralelas. “O evento pretende abrir caminhos e ampliar a visão de quem, como o Grupo RBA, aposta de fato no peso da informação digital como premissa para crescimento. O DOL, hoje com mais de 32 milhões de visualizações mês de acordo com o Google, mostra a força que este tipo de conteúdo, casado como a visão de marketing, pode fortalecer a imagem de seus parceiros”.

Dentre os 30 palestrantes confirmados no evento, estão profissionais de empresas como CNN, The New York Times e The Guardian, que compartilharão como distribuem o conteúdo. Já o The Washington Post e La Nación falam sobre o impacto de novas narrativas digitais em suas audiências.

TENDÊNCIAS

Na abertura do Digital Media Latam 2019, o presidente da WAN-IFRA, Fernando de Yarza, CEO do Henneo Group e da News Media Europe, saudou aos participantes e apresentou as principais tendências da indústria jornalística em todo o mundo e os futuros planos de ação da instituição.

Em seguida, quatro casos muito distintos que compartilharam um ponto em comum: a aposta em longo prazo para fazer do leitor digital a principal fonte de receita das empresas foram apresentados. Por meio da integração das redações, diversificação de receitas digitais, alteração na frequência de publicação impressa ou abordagens nas mensagens para seus leitores, O Globo (Brasil), Le Figaro (França), Rede Gazeta (Brasil) e The Guardian (Reino Unido) efetuaram e continuam a promover profundas mudanças no seu modelo de negócio cujos detalhes, desafios e resultados serão apresentados durante todo o evento.

PRÊMIO

No fim do primeiro dia do Digital Media Latam 2019, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) homenageou o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. A honraria, segundo a entidade, se deve ao papel do decano do STF na defesa da democracia e do jornalismo independente.

Também houve homenagem aos jornalistas Ricardo Boechat e Clóvis Rossi, que morreram em 2019.

Em seu discurso, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, fez uma defesa contundente contra a censura e as formas de intimidação das liberdades de expressão e de pensamento no mundo atual, chamando atenção de que os veículos e os jornalistas não devem se dobrar diante das ameaças nas redes sociais ou por instituições e líderes governamentais.

Nesta terça (12), será anunciado os vencedores da quinta edição do Prêmios Digital Media Latam, no qual concorreram 120 projetos de 45 empresas e 12 países.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias