plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
VISIBILIDADE

Drags paraenses ocupam o ITA Center Park e promovem momento de reflexão

O NoiteSuja, coletivo de artistas drag queens paraenses, realizou pelo terceiro ano consecutivo o evento ITAKARALHO, uma ocupação no tradicional parque que visita Belém no período nazareno, o ITA Center Park. O evento ocorreu no último sábado (9).Leia Mai

Imagem ilustrativa da notícia Drags paraenses ocupam o ITA Center Park e promovem momento de reflexão camera Reprodução / Facebook

O NoiteSuja, coletivo de artistas drag queens paraenses, realizou pelo terceiro ano consecutivo o evento ITAKARALHO, uma ocupação no tradicional parque que visita Belém no período nazareno, o ITA Center Park. O evento ocorreu no último sábado (9).

Leia Mais: Após ofensas homofóbicas, grupo responde com glitter no Parque ITA

Segundo a organização, o objetivo é ocupar um ambiente considerado familiar e tradicional, justamente para causar estranheza e trazer à tona uma reflexão sobre a exclusão de pessoas LGBTI+ em espaços públicos.

Drags paraenses ocupam o ITA Center Park e promovem momento de reflexão
📷 |Tarcísio Gabriel

Durante a ocupação, zines (pequena revista) com dados sobre violência e morte da população LGBTQI+ foram distribuídas para quem estava no local. “Para que além de ocuparmos um lugar que também é nosso por direito, pudéssemos proporcionar uma reflexão em casa, posteriormente”, conta o coletivo. Na revista também foi compartilhado algumas informações sobre gêneros, sexualidade e Direito à Cidade.

Drags paraenses ocupam o ITA Center Park e promovem momento de reflexão
📷 |Tarcísio Gabriel

"O Direito à Cidade é compreendido como o direito de usufruir igualmente dos espaços públicos, assentado na ideia de uma cidade sustentável e socialmente justa, independente de classe, cor ou orientação sexual. A cidade é marcada por diversas formas de violência direcionadas aos sujeitos considerados vulneráveis, a exemplo das mulheres, crianças, idosos, povos tradicionais, indígenas e o seguimento LGBTQI+. Esses grupos vulnerabilizados são obrigados a enfrentar diariamente nos espaços públicos e privados, uma variedade de violências verbais e físicas em função de sua identidade. Expressão de gênero e orientação sexual", diz Condessa, uma das artistas drags que estava presente no evento.

Drags paraenses ocupam o ITA Center Park e promovem momento de reflexão
📷 |Tarcísio Gabriel

Além da presença no ITA, as drags fazem um cortejo artístico cultural que saiu do parque em direção à Doca, uma das avenidas mais movimentadas do centro de Belém. A caminhada foi acompanhada pela Bike Som Maria Lira, uma bicicleta personalizada com caixas de som.

“O NoiteSuja é um coletivo de artistas que reconhecem seu corpo/espaço como forma de enfrentamento político. Desenvolvemos eventos para reflexão de tal pensamento desde 2013 na cidade de Belém, disse a organização. É uma noite que tiramos pra fazer parte de tudo aquilo ali já que normalmente somos excluídos socialmente por sermos LGBTQI+ e termos nossos espaços privados”, finaliza a organização.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias