Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

COMODIDADE AOS CANDIDATOS

Estudantes aprovam gratuidade nos ônibus em dia de Enem

domingo, 10/11/2019, 19:12 - Atualizado em 10/11/2019, 19:12 - Autor: Agência Pará


No domingo (10), 694 locais de prova distribuídos em 75 municípios do Pará contaram com o benefício da gratuidade
No domingo (10), 694 locais de prova distribuídos em 75 municípios do Pará contaram com o benefício da gratuidade | Ricardo Amanajás/Agência Pará

O estudante Bruno Rodrigues é morador do bairro do Coqueiro, em Belém, e concorre a uma vaga em Licenciatura em Filosofia por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto aguarda o ônibus no ponto mais próximo de sua residência, ele comenta sobre o fato de ter transporte gratuito disponível para ir até o bairro do Telégrafo, onde está agendada sua prova.

 

A iniciativa é resultado de acordo firmado entre o Governo e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel). Bruno lembra a reação dos colegas ao compartilhar a novidade. "Avisei todos os meus amigos que também estão inscritos no exame. Todos gostaram muito, principalmente quem mora longe do local de prova e precisa pegar dois ônibus".

É o caso de Izabel Santos, que busca uma vaga no curso de Pedagogia. Para chegar até a escola registrada para fazer sua prova, a estudante notou que o melhor trajeto seria a combinação de duas linhas diferentes. "Ajuda demais não precisar pagar passagem nesse dia. Tenho amigos que estão na mesma situação e adoraram quando souberam da gratuidade para quem vai fazer o Enem", lembra. Regiani Souza, mãe de Izabel, complementa a reação positiva.

Ricardo Amanajás/Agência Pará
 

Para ter acesso à gratuidade de transporte no segundo dia do Enem, foi necessário que  os estudantes apresentassem o cartão "Passe Fácil Estudantil" ativo para registro no validador do transporte. Atualmente, quase 300 mil estudantes estão com cartões ativos, na região metropolitana de Belém, em um sistema que integra 2 mil ônibus operados pelas empresas associadas ao Setransbel. Além da capital, a medida também se estende aos candidatos que realizarão as provas nos municípios com o sistema de bilhetagem eletrônica, como Marabá, Castanhal, Tucuruí e Santarém.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS