plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NATAL

Shoppings investem e geram empregos na principal data comemorativa do varejo

A data comemorativa mais rentável para o setor varejista se aproxima: o Natal.  Em 2019, o período chega com um cenário econômico melhor do que nos últimos anos. O governo prevê inflação menor para 2019. A projeção, que estava em 3,8% para o ano, agora é

Imagem ilustrativa da notícia Shoppings investem e geram empregos na principal data comemorativa do varejo camera Valter Campanato/Agência Brasil

A data comemorativa mais rentável para o setor varejista se aproxima: o Natal. Em 2019, o período chega com um cenário econômico melhor do que nos últimos anos. O governo prevê inflação menor para 2019. A projeção, que estava em 3,8% para o ano, agora é de 3,6%, principalmente por conta da descompressão do preço dos alimentos.

Na avaliação do Ministério da Economia, a economia brasileira vem se recuperando desde setembro, sob o efeito do corte da taxa de juros (hoje em 6% ao ano), e da liberação dos saques do FGTS, tanto das contas ativas quanto das inativas.

Os empresários do ramo de varejo, como shoppings, consideraram o mês de setembro como o começo de um novo período. No Shopping Bosque Grão-Pará, por exemplo, o crescimento vem contínuo desde o início do ano. “Foram mais de 26 lojas comercializadas, além das vendas e do fluxo crescendo acima de dois dígitos, 12% e 15%, respectivamente. Acreditamos que o Brasil está em início de um novo ciclo. Mais justo financeiramente, mais eficiente e mais propenso a investimentos”, avalia o superintendente Daniel Vieira.

O Natal é a principal data comemorativa do varejo nacional, com previsão de movimentação financeira de R$ 35,9 bilhões em 2019. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em todo o Brasil deverão ser contratados cerca de 91 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano. Este é o melhor cenário previsto nos últimos seis anos. Se confirmada a previsão, haveria um avanço de 4% em relação a 2018.

A CNC estima que de oito em cada dez vagas ofertadas deverão ser preenchidas por vendedores. “Aqui no shopping as contratações já foram feitas, principalmente para a programação natalina. Por traz de tudo isso tem uma equipe com mais de 300 pessoas que estão todos os dias envolvidos em ensaios, construção de cenários, figurinos e muito mais. Além do Papai Noel, são contratados neste período as noeletes, produtores, atores, segurança, equipe técnica e limpeza”, esclarece Daniel.

“Vivemos em um cenário muito interessante: o comércio, como um todo, busca se reinventar de várias formas para enfrentar esses tempos difíceis. O maior desafio para quem deseja ter visibilidade e atingir um crescimento de vendas, no setor varejista, é tornar-se mais atrativo para os consumidores, sendo criativo o suficiente para se diferenciar no mercado através de uma excelente experiência de compra”, diz o superintendente.

De acordo com Daniel, as principais tendências em compras para o Natal, este ano, estarão concentradas em itens de qualidade com bons preços, como peças de acessórios, vestuário, sapatos e cosméticos. Também deverão ter boa saída os eletrônicos, celulares e eletrodomésticos. Certamente quem ofertar preços atrativos, junto a facilidades de pagamento, e qualidade no atendimento ao cliente, terá a preferência do consumidor.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias