plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Seminário em Belém discute sobre pensamento do filósofo Michel Foucault

“Foucault: a Filosofia e as Ciências Humanas” é um seminário organizado pelos alunos de Filosofia da Universidade Estadual do Pará (UEPA), que fazem parte do grupo de pesquisa em Filosofia moderna e contemporânea.Durante os dois dias de evento, 28 e 29 de

Imagem ilustrativa da notícia Seminário em Belém discute sobre pensamento do filósofo Michel Foucault camera Reprodução

“Foucault: a Filosofia e as Ciências Humanas” é um seminário organizado pelos alunos de Filosofia da Universidade Estadual do Pará (UEPA), que fazem parte do grupo de pesquisa em Filosofia moderna e contemporânea.

Durante os dois dias de evento, 28 e 29 de novembro, diversas palestras serão realizadas com o objetivo de discutir as teorias de Michel Foucault, com ênfase não só nas que estão inseridas no contexto filosófico, mas também em outras áreas de conhecimento como as de ciências humanas e sociais.

O seminário conta com a presença do Doutor em Filosofia, Ernani Chaves, que é uma referência internacional em pesquisas sobre Foucault. “Esse evento alavanca o curso de Filosofia da UEPA e também promove o grupo de pesquisa em filosofia moderna e contemporânea”, diz o professor doutor, pesquisador de carreira na Uepa e coordenador do curso, Wladirson Cardoso.

O evento conta ainda com o apoio do professor Anderson Maia, diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa.

Segundo o coordenador, o curso de Filosofia da universidade do estado, diferente de outras instituições do Brasil, tem foco no diálogo da Filosofia com outros campos do conhecimento. “Isso também é uma maneira de enxergar o propósito da Filosofia com as humanidades que é o Foucault propõe em uma obra intitulada As Palavras e as Coisas”.

As 240 vagas ofertadas para o seminário foram preenchidas em menos de 15 dias. “Isso foi uma surpresa muito grande para nós, da organização”, garante o coordenador. Há previsão de que nesta sexta-feira (8), mais 20 vagas sejam disponibilizadas para o público, que poderá se inscrever através do site.

“O que é legal, no caso desse tema, é que desperta a atenção para uma série de debates que envolvem não só o interesse pela filosofia, mas o interesse amplo pelo próprio conhecimento. Por isso nós resolvemos abrir o evento tanto para estudantes de Filosofia quanto para alunos de outros cursos e outras instituições”, informa Wladirson.

Além dos universitários, o coordenador conta que muitas pessoas da sociedade civil demonstraram interesse em assistir as palestras e prestigiar o evento e que o grupo de pesquisa pretende promover outros seminários futuramente. O seminário será realizado Auditório Paulo Freire, localizado travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, em Belém.

Confira a programação completa:

Seminário em Belém discute sobre pensamento do filósofo Michel Foucault
📷 |Divulgação
Seminário em Belém discute sobre pensamento do filósofo Michel Foucault
📷 |Divulgação

Para mais informações acesse o site.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias