plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PROJETO MODELO

PL que concede pensão a filhos de pessoas com hanseníase segue para votação 

Um Projeto de Lei proposto pela Deputada Estadual Michelle Begot, propõe que o Estado do Pará conceda como plena reparação material, o reconhecimento em lei aos filhos segregados de pais com hanseníase que foram submetidos a segregação compulsória.. A Lei

Imagem ilustrativa da notícia PL que concede pensão a filhos de pessoas com hanseníase segue para votação  camera Agência Brasil

Um Projeto de Lei proposto pela Deputada Estadual Michelle Begot, propõe que o Estado do Pará conceda como plena reparação material, o reconhecimento em lei aos filhos segregados de pais com hanseníase que foram submetidos a segregação compulsória..

A Lei Federal 11.520/07, na época sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concede pensão especial, mensal, vitalícia e intransferível, às pessoas atingidas pela hanseníase.

O Projeto de Lei ainda está em trâmite na Assembleia Legislativa para votação.

Caso seja aprovada, a PL beneficiará pessoas que atendam as seguintes condições:

1. Tenham sido encaminhados a educandários, creches e preventórios ou tenham permanecido separados dos pais através de adoções judiciais ou não, e os que forma acolhidos em casa de parentes;

2. recebem até quatro salários mínimos;

3. não recebam o benefício concedido pela Lei federal nº 11.520, de 18 de setembro, de 2007.

A indenização será paga pelo Estado do Pará após comprovação que houve segregação compulsória.

Entenda

O Brasil implementou em 1986, uma política que isolou pessoas atingidas pela hanseníase do convívio social e gerou a separação compulsória de seus filhos, embora a doença tivesse tratamento desde a década de 40.

O objetivo é promover a reparação do Estado do Pará aos filhos dessas pessoas, que também tiveram os direitos violados.Esse processo já foi iniciado através da Lei 11.520/07, decretada durante o governo Lula.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias