plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CONQUISTA

Aluno de escola municipal de Belém é medalhista da Olimpíada Brasileira da Astronomia

Imagens de planetas, estrelas, galáxias e satélites no lugar de uma lousa escrita deixam as aulas mais interessantes e estimulam o aprendizado. Este é o caso do Wesley Matheus do Espírito Santo, de 15 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Walter L

Imagem ilustrativa da notícia Aluno de escola municipal de Belém é medalhista
da Olimpíada Brasileira da Astronomia camera Carla Fischer/Diivulgação

Imagens de planetas, estrelas, galáxias e satélites no lugar de uma lousa escrita deixam as aulas mais interessantes e estimulam o aprendizado. Este é o caso do Wesley Matheus do Espírito Santo, de 15 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Walter Leite, localizada no bairro do Mangueirão, que acabou de ganhar sua segunda medalha na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em Belém.

“Tive muito apoio e orientação do professor Elienae, que nos apresentou a olimpíada e o estudo da área. O interesse começou após a visita da turma ao Centro de Ciências e Planetário do Pará. Me identifiquei muito com o que vi. Tive mais interesse em aprender matemática e ciências. E me dediquei com prazer para fazer a prova da Olimpíada de Astronomia”, contou Wesley.

A prova ocorreu no dia 17 do mês de maio deste ano, mas o certificado e a medalha chegaram neste mês de outubro em Belém. “A prova possui dez questões, entre objetivas e subjetivas, divididas em dois grupos - seis de astronomia, no qual são abordados temas sobre o universo, estrelas, sistema solar e planetas; e quatro de astronáutica, que abordam temas sobre foguetes, viagens espaciais e cálculos de velocidade - portanto, a olimpíada envolve conhecimentos de Geografia, Ciências, Matemática e História”, explicou o professor de Informática, Matemática e incentivador, Elienae Nascimento.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas, desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.

Cerca de 30 alunos da escola Walter Leite participaram da competição. E ao perceber a empolgação desses alunos, foi criado o “Clube de Ciências e Matemática” da escola, no qual os próprios alunos, integrantes do grupo, reforçam as disciplinas com outros alunos da escola. Essa dedicação já está gerando frutos que são observados no aumento das notas de todos os envolvidos.

“Admiro a paixão desses alunos, o que os leva a ter mais reponsabilidade e serem elementos de multiplicação dentro de uma escola. Wesley foi o único aluno, de uma escola municipal, a representar a rede municipal nessa Olimpíada, que possui reconhecimento em todo território nacional”, acrescentou a diretora da escola, Nilma Machado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias