plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Pará: Estado monitora e faz buscas por óleo em praias de Viseu

Levantamento de coordenadas geográficas e lançamento de drone para identificar possíveis manchas de óleo na localidade de Apeú Salvador, município de Viseu, próximo à divisa do Pará com Maranhão, foram algumas das ações realizadas nesta quinta-feira (24)

Imagem ilustrativa da notícia Pará: Estado monitora e faz buscas por óleo em praias de Viseu camera Levantamento e monitoramento se estendem na divisa com o estado nordestino do Maranhão | Agência Pará

Levantamento de coordenadas geográficas e lançamento de drone para identificar possíveis manchas de óleo na localidade de Apeú Salvador, município de Viseu, próximo à divisa do Pará com Maranhão, foram algumas das ações realizadas nesta quinta-feira (24) pela força-tarefa montada pelo Governo do Pará com o objetivo de monitorar a possível chegada de óleo ao litoral paraense.

Técnicos da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) estão no município de Viseu, na costa atlântica paraense, com profissionais do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto Bioma. Na quarta-feira (23), a ação ocorreu na Praia de Jabotitiua, distante cerca de 1 hora de lancha da sede municipal, mas nada foi identificado.

Segundo o secretário adjunto de Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, a operação tem o apoio da Prefeitura de Viseu, que disponibilizou a embarcação para deslocamentos dos técnicos. "A equipe possui outros equipamentos de apoio na operação, dois drones para varredura e registro de áreas mais distantes da costa, GPS, binóculos, kits de coleta de amostras de material biológico e EPI (Equipamento de Proteção Individual) específico para acidente com óleo, caso encontrem algum animal atingido", explicou o secretário, acrescentando que "estamos atuando de forma preventiva, para o caso de alguma ocorrência que chegue ao Estado do Pará possamos agir rapidamente".

Prevenção - A operação nos municípios de Viseu e Augusto Corrêa é preventiva, caso apareçam manchas de óleo nesses locais, e também dá continuidade às ações iniciadas com o sobrevoo em 12 municípios da costa atlântica paraense, na última segunda-feira (21), quando não houve constatação visual de manchas de óleo, similares ao que ocorre no litoral nordestino do Brasil.

A estudante de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Ufra, Felícia França Pereira, que também e técnica em Estradas, explicou que "para um monitoramento ainda mais eficaz do litoral paraense, a nossa equipe dá apoio logístico, levantamento aéreo e informações geológicas, sedimentológicas e geográficas das praias e dos manguezais".

O plano de ação prossegue nesta sexta-feira (25), com deslocamento da equipe para o município de Augusto Corrêa, onde haverá visita técnica à colônia de pescadores e associações de extrativistas. No sábado (26), será feito novo monitoramento embarcado nas praias de Augusto Corrêa, com a mesma logística feita anteriormente em Viseu. No domingo (27), a equipe retornará a Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias