plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ECONOMIA E SAÚDE

Dívidas são as maiores causadoras de insônia; entenda!

Você já passou por alguma situação em que teve a sua tranquilidade roubada por causa das tão temidas dívidas? Acredite, você não está sozinho nessa. Quase metade da população de adultos do Brasil está na mesma condição. Uma pesquisa feita pelo Serviço de

Você já passou por alguma situação em que teve a sua tranquilidade roubada por causa das tão temidas dívidas? Acredite, você não está sozinho nessa. Quase metade da população de adultos do Brasil está na mesma condição. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que mais de 62 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência no país. Mas de que forma as dívidas podem interferir no sono de uma pessoa?

O primeiro passo é entender que tudo o que causa estresse ou ansiedade pode prejudicar diretamente a saúde mental e a qualidade do sono de um indivíduo. E, claro que as dificuldades financeiras tendem a agravar esse quadro, como explica o psicólogo e mestrando em Neurociências e Comportamento, Jean Almeida.

“Quando faltam recursos para as necessidades básicas como moradia, alimentação, saúde e transporte pensar sobre as consequências dessas dificuldades se torna inevitável. Dessa forma, se esses pensamentos e preocupações surgem durante o horário em que deveríamos dormir, nosso corpo começa a sentir os efeitos da privação do sono”, destaca.

O especialista ainda relatou os diversos danos que a preocupação excessiva com as finanças pode causar. “Do ponto de vista psicológico e fisiológico e, dependendo do tempo que ficamos sem dormir, pode ocasionar uma série de sintomas, como dificuldades de memória, controle emocional, raciocínio lógico e aprendizagem. Ou seja, funções essenciais para que possamos lidar com as adversidades da vida e encontrar melhores soluções para superá-las”, disse Almeida.

Quem viveu uma situação de estresse extremo por conta das dívidas foi a funcionária pública Valéria Picanço. Uma simples atitude tomada em um momento de desespero fez com que a situação financeira de Valéria se tornasse um verdadeiro problema.

“No início do ano passado, me enrolei muito com dívidas. Como meu filho estudava em uma escola particular, precisava pagar a escola, material escolar e tudo mais. Foi desesperador. Para tentar controlar as despesas, fiz a besteira de pegar meu 13º salário antecipado. Quando chegou no final do ano, que seria o período que o banco descontaria o dinheiro, estava em uma viagem e acabei sacando o décimo, com o intuito de pagar depois”, declarou a funcionária pública.

Com a dívida, Valéria viveu momentos de muita preocupação, o que acabou prejudicando o seu sono. “Eu não conseguia sequer dormir de tanto que as dívidas ficavam ‘martelando’ na minha cabeça. Foram os piores dias da minha vida e a pior experiência que tive com dívidas. Não quero nunca mais”, destacou Valéria.

A solução veio a partir de um empréstimo feito diretamente no banco. “Eu consegui falar com o meu gerente, que me liberou um empréstimo. Isso me aliviou e acabou se tornando uma lição: pode acontecer o que for, eu não antecipo mais o meu décimo”, finalizou.

Dívidas podem afetar a saúde mental

Dívidas são as maiores causadoras de insônia; entenda!
📷 |Arte/Diário do Pará

O acúmulo de dívidas é encarado, muitas vezes, como algo sem saída. Essa perspectiva pode desencadear uma série de mudanças no estado mental de uma pessoa. Dentre as características mais comuns de quem está passando por dificuldades financeiras estão alterações no sono (insônia), irritabilidade, estresse, mau humor, desânimo, medo, tristeza, ansiedade e, em casos mais graves, a depressão.

Existe luz no fim do túnel?

Um dos pensamentos mais comuns de quem passa por uma situação de endividamento é de que não há saída, que não tem como sair do fundo do poço. Mas, ao contrário do que a maioria pensa, com pensamentos positivos e atitudes é possível sair do cenário atual. De forma prática, o primeiro passo é buscar ajuda para tentar solucionar o problema.

Dívidas são as maiores causadoras de insônia; entenda!
📷 |

Uma das alternativas é procurar renegociar todas as suas dívidas e verificar se consegue ainda algum desconto, caso o pagamento seja à vista. Para realizar o pagamento e sair do sufoco, você pode tentar realizar um empréstimo de algum parente ou procurar uma instituição financeira que te garanta as melhores opções de renegociação, neste momento, vários bancos estão oferecendo condições imperdíveis. O Banco da Amazônia é uma dessas instituições, ele está ofertando para os seus clientes liquidarem suas dívidas desconto de até 90% para operações contratadas com recursos da carteira comercial e fomento, exceto recursos do FNO. A adesão para zerar de vez suas dívidas pode ser feita até o dia 30 de dezembro de 2019.

Além de cuidar das finanças, outro passo fundamental é garantir a saúde física. “É importante que pessoas que estão passando por dificuldades econômicas busquem orientação profissional para organizar sua vida financeira e encontrar soluções adequadas a cada situação. Caso o sono esteja prejudicado é recomendado que a pessoa busque orientação médica, se possível um médico especialista em medicina do sono”, aconselha o psicólogo.

Educação Financeira é fundamental

O final do ano está chegando e essa época pode ser uma ótima chance de organizar as contas e manter o orçamento mais equilibrado no próximo ano. Manter o equilíbrio entre as despesas é essencial para não cair nas dívidas. Para ajudá-lo a começar 2020 com as contas em dia, separamos algumas dicas do Banco da Amazônia e da Febraban que são infalíveis: Confira:

- Utilizar o crédito de forma consciente

- Não gastar além da sua renda

- Pagar as contas em dia para não acumular e para não pagar juros

- Evitar fazer compras por impulso

- Sempre pesquise os preços do produto, para não pagar mais caro

- Use listas, tabelas e aplicativos para controlar as entradas e saídas de dinheiro

- Monte um planejamento para as despesas específicas de final de ano

- Aproveitar com prudência a renda extra do 13º (uma dica é usá-la para quitar dívidas e pendências financeiras)

- Mantenha o costume de fazer economias durante o mês, tentar poupar, pelo menos, 10% da sua renda

- Sempre se pergunte se aquela compra e/ou produto é necessário naquele mês

Além dessas dicas, a Febraban criou uma plataforma chamada Meu Bolso em Dia, com outras dicas para quem quer manter o orçamento equilibrado no site https:// portal.febraban. org.br/noticia/3230 /pt-br/. E o Banco da Amazônia tem diversos vídeos educativos em seu canal do youtube @bancoamazonia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias