plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DESASTRE AMBIENTAL

Pará elabora esquema preventivo de combate às manchas de óleo

Em meio a um dos maiores desastres ambientais das últimas décadas no Brasil, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que, até a manhã deste sábado (19), não foram confirmadas, na região costeira do Pará, manchas de óleo

Imagem ilustrativa da notícia Pará elabora esquema preventivo de combate às manchas de óleo camera Alinhamento das ações foram iniciados na manhã de hoje | Agência Pará

Em meio a um dos maiores desastres ambientais das últimas décadas no Brasil, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que, até a manhã deste sábado (19), não foram confirmadas, na região costeira do Pará, manchas de óleo que sejam relacionadas ao incidente registrado no nordeste do Brasil. O anúncio foi realizado após levantamentos indicarem possibilidades das manchas chegarem à costa paraense.

O governo do Estado já iniciou as tratativas necessárias para agir, caso necessário, em apoio às ações dos órgãos federais, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além das secretarias municipais de Meio Ambiente.

Nesta semana, representantes da Semas, Corpo de Bombeiros do Pará e Defesa Civil Estadual realizaram a primeira reunião de alinhamento de informações sobre o assunto, para traçar estratégias preventivas diante de um possível avanço de manchas de óleo. O encontrou também contou com biólogos que fazem o monitoramento e estudo sobre o tema.

No encontro, foram avaliadas as áreas que mais recebem visita de animais marinhos e os cuidados que devem ser tomados com a fauna e a flora em caso de um possível contato com o óleo.

Os representantes dos órgãos envolvidos definiram também que os trabalhos começariam pelas cidades de Viseu e Augusto Corrêa, pela proximidade dos municípios com o Maranhão, estado já atingido pelas manchas de óleo. Em seguida, as ações seguiriam para Bragança, Vigia, São Caetano e Colares.

Vistoria

A partir da próxima segunda-feira (21), a Semas deve iniciar a elaboração de um calendário de vistorias técnicas nas áreas costeiras do Pará. As equipes vão avaliar a situação das localidades para que, caso seja necessário, sejam tomadas novas ações, em um segundo momento.

"A nossa intenção é ir aos municípios que seriam os primeiros a serem atingidos. Vamos aos locais inicialmente em caráter observatório", explicou Iolene Azevedo, responsável pelo setor de Gerenciamento Costeiro da Semas.

O Corpo de Bombeiros pede que, caso a população encontre manchas de óleo no mar ou em praias, ou animais atingidos, entre em contato com a Semas pelos telefones: (91) 3184-3362/3300/3330.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias