plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Biometria facial começa a valer na Região Metropolitana de Belém

A partir desta segunda-feira (14), começará a ser implementada, gradativamente, nos ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belém, a biometria facial. A novidade, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setran

Imagem ilustrativa da notícia Biometria facial começa a valer na Região Metropolitana de Belém camera Biometria facial começa a ser implementada a partir de hoje (14). | Divulgação

A partir desta segunda-feira (14), começará a ser implementada, gradativamente, nos ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belém, a biometria facial.

A novidade, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), garantirá mais segurança e evitará o uso indevido dos cartões de gratuidade e meia-passagem dos estudantes.

Precisa de novo cadastro?

As pessoas não precisarão fazer um novo cadastro para a utilização do serviço. Haverá uma câmera instalada acima do validador digital. O equipamento possui sistema automatizado através de um software de reconhecimento facial. .

Em caso de comprovação da irregularidade, o usuário passará por alguns procedimentos legais: no primeiro momento, ele será orientado a comparecer no posto de atendimento do Passe Fácil, das 8h às 16h, no Mercado de São Brás, para a assinatura de um termo digital. Ele deverá estar munido do cartão, documento de identidade com foto e CPF..

Caso aconteça pela segunda vez, o usuário deverá pagar uma multa no valor de R$ 36 para a retirada do novo documento e, além disso, o cartão será suspenso por 60 dias.

Em um terceiro momento de uso indevido, haverá o cancelamento do cartão, que só poderá ser revisto depois do prazo de 180 dias pelo órgão gestor.

Biometria facial

A tecnologia utilizada não é exclusividade de Belém. O mesmo sistema já está presente em outras capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Os resultados nessas cidades são positivos, já que, além da segurança para o usuário, também, há agilidade na circulação de passageiros nas catracas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias