plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NÚMEROS

Homicídios tiveram redução de 36% em setembro deste ano

No mês passado, houve uma redução de 36% nos casos de crimes violentos letais intencionais, como homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, em todo o Pará, comparado com o mesmo período do ano passado. É o que mostra os dados apres

Imagem ilustrativa da notícia Homicídios tiveram redução de 36% em setembro deste ano camera Os números foram apresentados pelo secretário de Segurança Ualame Machado | Ricardo Amanajás/Agência Pará

No mês passado, houve uma redução de 36% nos casos de crimes violentos letais intencionais, como homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, em todo o Pará, comparado com o mesmo período do ano passado. É o que mostra os dados apresentados na manhã de ontem (10) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), referentes aos índices de criminalidade no mês de setembro de 2019 em comparação com 2018.

Segundo o Governo, a diminuição desses índices significa a preservação de 117 vidas. No ano passado, o Pará teve o setembro mais violento em 9 anos. O número de homicídios bateu em 321. Já em setembro deste ano, houve 204 ocorrências. O órgão afirma que essa foi a maior redução registrada nesse tipo de crime, considerando o período de janeiro a setembro, desde 2011, quando foram registradas 187 mortes.

Nos casos de roubos, houve uma redução de 19%, com 1.539 casos a menos neste ano. Os registros revelam 8.068 ocorrências em 2018 e 6.529 em 2019. Também é a menor diminuição no Estado, comparando todos os meses de setembro, desde 2010.

BELÉM

Já os crimes de assassinatos na Região Metropolitana de Belém (RMB), entre 1 e 30 de setembro de 2019, caíram 64% se comparado ao mesmo mês em 2018. Em 2019, foram totalizados 40 casos, contra 112 do ano passado, havendo uma preservação de 72 vidas. Os casos de feminicídios também foram comentados pela Secretaria, que apontou uma queda de 40% nas ocorrências no Estado. De janeiro a setembro de 2018 foram contabilizadas 50 vítimas do crime, e em 2019 o número regrediu registrando 30 ocorrências de mesma natureza.

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, disse que o resultado é proveniente das medidas de segurança que o Estado têm adotado. “O nosso trabalho em várias frentes como na prevenção, com ostensividade, presença maciça de policiamento e também a mão firme em prender os criminosos, foram fatores que nos ajudaram nessa redução”, afirma.

Helder entrega coletes a guardas municipais do interior

Foram entregues na manhã dessa quinta-feira (10), pelo Governo do Estado, 300 novos coletes balísticos aos representantes das Guardas Municipais de 13 cidades do Estado. A cerimônia de entrega ocorreu no Palácio do Governo, na data em que se comemora o “Dia Nacional da Guarda Municipal”. Participaram do evento o governador Helder Barbalho, prefeitos e membros das guardas que atuam nos interiores.

Os coletes distribuídos possuem a qualidade e certificação de nível 6, os mesmos que foram entregues à polícia militar no mês de agosto. Helder informou que os critérios para a escolha dos municípios contemplados foram definidos através das cidades que possuem guardas efetivadas, legislações adequadas e com trabalhos que merecem reconhecimento por parte do Estado.

Somados a esses, estão também aqueles que necessitam do apoio devido à falta de estrutura existente.

“Esse é o primeiro passo de reforço de integração e também ao estímulo para que os municípios possam se estruturar nas suas estratégias. Que essas por sua vez, possam cooperar com integração das forças de segurança federais, estaduais e agora também municipais”, disse.

Foram contempladas com o equipamento as guardas municipais dos municípios de Ipixuna do Pará, Curuçá, Breves, Bragança, Capanema, Moju, Santa Luzia do Pará, Marabá, Oriximiná, Marituba, Igarapé-Miri, Juriti e Baião.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias