plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CONSCIENTIZAÇÃO

Hospital Jean Bitar realiza ação educativa sobre Dia Mundial da Obesidade

De acordo com dados da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, sobre obesidade, apontou que 18,9% dos brasileiros estão obesos. A pesquisa foi realizada e

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Jean Bitar realiza ação educativa sobre Dia Mundial da Obesidade camera Agência Pará

De acordo com dados da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, sobre obesidade, apontou que 18,9% dos brasileiros estão obesos. A pesquisa foi realizada em 2018 e divulgada em julho deste ano.

Ainda de acordo com o levantamento, Belém tem 20,7% da sua população com obesidade - índice acima da média nacional da ocorrência da doença. Com relação à população masculina, a Vigitel classifica a capital paraense na 5ª colocação, com 57,7% dos homens com IMC acima de 25 kg/m²- o que os médicos especialistas consideram como excesso de peso, um estado de alerta para a ocorrência da obesidade. A população feminina belenense ficou na 11ª posição.

"Estamos com o índice de obesidade acima da média brasileira, precisamos de uma atenção maior aqui na nossa capital", alerta a médica Flávia Cunha, endocrinologista do Hospital Jean Bitar e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) - regional Pará. Conforme informou a endocrinologista, a melhor maneira de prevenir a obesidade é mantendo um equilíbrio entre alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Segundo informa a médica, "as atividades físicas programadas são essenciais, mas, as atividades físicas não programadas, como subir escadas no trabalho e outras atividades que envolvam caminhadas no dia a dia do trabalho ou fora dele, também contribuem na prevenção do excesso de peso e da obesidade propriamente dita."

A endocrinologista informa que nos casos mais graves de excesso de peso, quando existem outras doenças associadas como diabetes e hipertensão, a indicação é o tratamento medicamentoso, mas ressalta que o uso de medicamentos não exclui a necessidade de movimentar o corpo e melhorar a alimentação.

Flávia faz questão de alertar ainda, sobre o uso exagerado de smartphones, computadores e televisores. O hábito de permanecer longas horas na frente de telas contribui para um comportamento sedentário. Existe, ainda, um outro agravante, a chamada "luz azul" que já foi alvo de diversos estudos nos últimos anos. "Estudos constataram que a luz presente nas telas de smartphones, tablets e computadores inibe a secreção da melatonina, o hormônio que avisa o nosso corpo que está na hora de dormir. A falta de sono regular compromete a liberação de hormônios que atuam no metabolismo, o que também favorece o ganho de peso", informa.

Em alusão ao dia 11 de outubro, Dia Mundial da Obesidade, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - regional Pará e a equipe de endocrinologista do Hospital Jean Bitar promoverão uma ação educativa com orientações de saúde sobre prevenção da obesidade e distribuição de material informativo sobre a doença, a partir das 9h, na recepção do ambulatório de endocrinologia da instituição, que é referência no Pará na assistência médica para o tratamento clínico da obesidade, sendo também, o único hospital do Norte do país no âmbito do SUS, habilitado para a a realização de cirurgia bariátrica, um dos métodos de tratamento da obesidade grave.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias