plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Ministro Sérgio Moro faz visita técnica em Complexo Penitenciário de Americano

Na tarde desta segunda feira (7), o governador do estado Helder Barbalho, acompanhou o ministro da Justiça e segurança pública, Sérgio Moro, em uma visita técnica no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel.Eles estiveram acompanhados do secre

Imagem ilustrativa da notícia Ministro Sérgio Moro faz visita técnica em Complexo Penitenciário de Americano camera Bruno Cecim / Ag.Pará

Na tarde desta segunda feira (7), o governador do estado Helder Barbalho, acompanhou o ministro da Justiça e segurança pública, Sérgio Moro, em uma visita técnica no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel.

Eles estiveram acompanhados do secretário de Segurança Pública (Segup), Ualame Machado; secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos; presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Daniel Santos; presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), Leonardo Tavares; procurador geral de Justiça do Estado, Gilberto Valente; e de membros do judiciário e Ministério Público do Pará (MPE).

A agenda iniciou com a apresentação dos agentes que atuam na Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (Ftip) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) nas unidades prisionais do Pará. O trabalho do grupo iniciou em agosto e ainda está em andamento. O chefe do Executivo estadual agradeceu a colaboração da FTIP e falou da parceria entre os governos estadual e federal para garantir a segurança e a ordem nos presídios.

"É importante mostrar aquilo que está sendo feito para transformar os nossos presídios do estado em presídios que atendam procedimentos e protocolos semelhantes às unidades federais que são exemplos de regras e normas, que estejam adequados para preservar o direito do apenado, mas, ao mesmo tempo, garantir que o estado tenha absoluto domínio e coordenação das casas penais paraenses", disse Helder Barbalho.

O governador e a comitiva também cumprimentaram os agentes penitenciários aprovados no concurso C-199 da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), que tomaram posse no início do segundo semestre. Ainda no Complexo, eles visitaram o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I ( CRPP1), desativado em agosto, e também o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II ( CRPP2).

O ministro Sérgio Moro destacou o trabalho diferenciado nos locais em que a Ftip está presente no país e fez uma relação do reflexo da redução da criminalidade fora dos presídios com a atuação dos agentes, em parceria com as forças da segurança pública do Pará.

"Nós viemos aqui com muita satisfação conhecer o trabalho e prestigiar, porque esse trabalho é difícil e a gente conhece o profissionalismo dos agentes penitenciários da Força-Tarefa. Então, entramos numa área desativada, no CRPP2, e pudemos comprovar a qualidade do trabalho realizado, que tem refletido, entre outras causas, para uma redução significativa da criminalidade no estado do Pará", ressaltou o ministro.

O secretário da Segup, Ualame Machado, acompanhou a visita técnica e afirmou que "a vinda do ministro é importante para verificar não só a estrutura de Americano, mas também o trabalho que está sendo feito pela Força-Tarefa junto com ao Estado para reorganizar o sistema penitenciário do Pará", concluiu.

Força-Tarefa - 140 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária continuam a atuação nas unidades prisionais do Estado. O trabalho do grupo iniciou em agosto deve se estender por pelo menos mais 30 dias - prazo este que pode ser prorrogado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias