Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

SAÚDE

Beneficente Portuguesa completa 165 anos nesta terça

segunda-feira, 07/10/2019, 08:17 - Atualizado em 07/10/2019, 08:17 - Autor: (Cintia Magno/ Diário do Pará)


Alírio Gonçalves e Nilton Lobato.
Alírio Gonçalves e Nilton Lobato. | Fernando Araújo

Há 165 anos prestando serviços de saúde a pacientes particulares ou encaminhados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Beneficente Portuguesa, que integra a Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, faz aniversário nesta terça-feira (8). Para dar início às comemorações, um almoço reuniu médicos e associados na manhã de ontem (6), em Belém.

Desde a sua fundação, em 8 de outubro de 1854, a Beneficente Portuguesa manteve suas operações preocupada em acompanhar as mudanças e inovações mantidas pela medicina no Brasil, buscando as mais modernas tecnologias para o tratamento de seus pacientes. Seguindo essa linha, o hospital prepara-se para ampliar sua atuação, com a construção do Hospital São João de Deus, interligado ao atual Hospital Dom Luiz I através de uma passarela aérea que permite o compartilhamento de vários serviços, como a farmácia hospitalar, lavanderia e cozinha hospitalar.

Presidente da Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves aponta que, com a inauguração do Hospital São João de Deus, prevista para agosto de 2020, o complexo será o maior hospital filantrópico do Norte, com 700 leitos disponibilizados. “São 165 anos de história e de filantropia ininterrupta”, destacou. “Depois da Fundação da Santa Casa de Misericórdia, concentramos o maior número de nascimentos no Estado. São 420 partos mensais”.

 

PAPEL

Destacando a alegria proporcionada pela possibilidade de atuar há tantos anos trazendo novas vidas ao mundo e salvando outras, a vice-presidente da Beneficente Portuguesa, Regina Oliveira, destacou que o papel mais importante desempenhado pelo hospital é o filantrópico. “A Beneficente é uma das instituições de saúde mais antigas do Pará e é uma alegria chegar a 165 anos cuidando da saúde do Estado”, disse.

Atualmente, 72% dos atendimentos realizados pela Beneficente Portuguesa são oriundos do SUS, quando a obrigatoriedade é 60%. A Beneficente já realizou 1.100 internações por mês e, com o novo hospital, terá um novo pronto atendimento, mais leitos, 15 salas cirúrgicas, consolidando a missão de diminuir a mortalidade no Estado.

Durante o evento, a diretoria do Hospital homenageou o governador do Pará, Helder Barbalho, o senador Jader Barbalho e o diretor-presidente do Grupo RBA, Jader Filho, com a entrega de medalhas alusivas aos seus 165 anos. Os homenageados foram representados pelo gerente comercial do DIÁRIO e DOL, Nilton Lobato.

Alírio Gonçalves e Nilton Lobato.
Alírio Gonçalves e Nilton Lobato. | Fernando Araújo
Alírio Gonçalves e Nilton Lobato. | Fernando Araújo

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS