plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ORÇAMENTO

Paraense gasta mais com despesas de habitação

Em 2018, os paraenses gastaram em média 28,5% do orçamento familiar em despesas da habitação, como aluguéis e energia elétrica. Esse grupo representou a maior porcentagem do bolso do paraense, com gastos mensais de 891,38 reais em média. Mesmo assim, o es

Imagem ilustrativa da notícia Paraense gasta mais com despesas de habitação camera Agência Brasil

Em 2018, os paraenses gastaram em média 28,5% do orçamento familiar em despesas da habitação, como aluguéis e energia elétrica. Esse grupo representou a maior porcentagem do bolso do paraense, com gastos mensais de 891,38 reais em média. Mesmo assim, o estado ocupou a penúltima posição entre os maiores gastos da Região Norte. O menor foi o estado do Tocantins (842,98 reais) e o maior, Amazonas (1131,74 reais). Os dados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, divulgada ontem (4) pelo IBGE.

A pesquisa também revelou que 19,5% do gastos familiares no Estado, nos últimos dois anos, foi destinado à alimentação. Nesse período, os paraenses com orçamento familiar de até 1.908 reais destinavam 27,1% em alimentação, enquanto as famílias de ganho superior a 23.850 reais gastavam 9,3%.

A menor parte foi para serviços pessoais que totalizavam 1% do orçamento em 2018. Esse grupo possui gastos com cabeleireiro, consertos de artigos pessoais e outras despesas. Mesmo as famílias com maior orçamento (mais de 23.850 reais) gastavam pouco nessa categoria, também com 1%. Outros 3,8% foram destinados para pagar impostos.

ALIMENTOS

Os gastos das famílias com alimentação no ano passado estavam concentrados na alimentação em domicílio, com cerca de 79% das despesas. Já alimentação fora do domicílio representou 20% dos gastos mensais familiares. Os custos com transporte e valores extras com restaurantes diminuem o percentual de quem come fora.

O Paraense prefere comer carnes, vísceras e pescados, representando 22% do orçamento familiar. Já em relação a alimentação realizada fora de casa, o destaque foi para o subgrupo almoço e jantar. Esse tipo de despesa foi maior entre as famílias com renda até 25 salários mínimos, representando 44% do orçamento familiar mensal. Em contrapartida, os gastos das famílias com renda de até dois salários mínimos foi de 7%, indicando que foi o grupo com menos despesas dessa natureza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias