plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ENTRADA GRATUITA

'Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade' começa neste sábado (5)

O Parque da Residência, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abre suas portas neste sábado (5) para receber empreendedores paraenses e suas ideias inovadoras, com a Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade. A edição do evento faz par

Imagem ilustrativa da notícia 'Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade' começa neste sábado (5) camera Parque da Residência abre as portas a partir deste sábado (5) para uma programação cultural e gratuita | Divulgação/Secult

O Parque da Residência, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abre suas portas neste sábado (5) para receber empreendedores paraenses e suas ideias inovadoras, com a Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade. A edição do evento faz parte do calendário da Secult de programações da Quadra Nazarena e vai até o dia 11 de outubro.

Estimulando a economia criativa local, a feira contará com 17 espaços voltados para a comercialização de produtos artesanais, como: miriti, ilustrações, crochê e cerâmica, além de quatro empreendimentos de gastronomia e cultura alimentar. Todos os espaços terão curadoria inspirada nas temáticas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

ATRAÇÕES CULTURAIS

A programação também conta com atrações artísticas. No sábado, o Parque recebe o grupo de Carimbó Sancari e, no domingo, o Mestre Juvenal e o Ritmo de Carimbó. Já no dia 9 de outubro, é a vez do Carimbó de Icoaraci, com o Mestre Rai, se apresentar.

Segundo a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, "a ação é mais uma forma de valorizar a força da economia criativa, esta rede potente de geração de renda, de ativação de arranjos produtivos locais que já existem em todos os territórios no estado", ressaltou.

Para Ursula, o Parque ganha vida quando ocupado pela dinâmica de lazer da cidade. "As pessoas reacendem um senso de pertencimento a esse parque quando o ocupamos com música, criatividade, artesanato e com todas essas características que significam a identidade da nossa gente".

SUSTENTABILIDADE

Além do estímulo à economia local, a Feira Criativa do Círio traz em sua concepção uma forma sustentável de ocupação do espaço. Cada um dos empreendedores recebeu orientações sobre os cuidados com a produção de resíduos. Os estabelecimentos de culinária não utilizarão descartáveis e os demais irão separar os resíduos de maneira correta.

Para o gerente do Departamento de Economia Criativa da Secult, Yvens Penna, o evento possui uma vertente importante e ocorre em um dos períodos mais movimentados da cidade. "É uma vertical muito importante, tanto para a economia quanto pelo conceito da sustentabilidade do projeto. Será um evento proveitoso, pois ocorre em uma das semanas com maior fluxo turístico na cidade de Belém. Com isso, vamos oportunizar espaços para essas pessoas, valorizar os trabalhos de cada empreendedor e gerar renda para essas famílias", conclui.

Valorização - Desde o começo do ano, a nova gestão da Secult vem ressignificando a ocupação do Parque da Residência, por meio de parcerias com diversas feiras de economia criativa que trabalham com empreendedores de diversos segmentos. A seleção dos empreendimentos da Feira Criativa do Círio foi feita por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Para Ana Araújo, conhecida como Ana do Cheiro, participar pela primeira vez do projeto com seu espaço de raízes e cheiro do Pará é um momento especial. "Ficamos em uma correria nessa época, porque é o período que temos maior chance de mostrar nossos produtos, mas estou muito feliz", e continuou: "não tem uma pessoa que não venha à Belém e não queira conhecer nossos sabores, nossos cheiros e nossa cultura", finalizou.

-

SERVIÇO: A Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e será realizado de 5 a 11 de outubro, das 9h às 20h, no Parque da Residência (Av. Governador Magalhães Barata, 830, São Brás).

A abertura será neste sábado (5), às 9h.

O evento conta com atrações musicais nos dias 5, 6 e 9, às 18h, no Teatro Estação Gasômetro.

A entrada é franca.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias