plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
RENOVA BR

Praça no bairro da Pratinha vai ganhar cara nova neste sábado (5) 

Você já imaginou ter uma praça do seu bairro completamente revitalizada? Os moradores de Belém vão ter essa oportunidade neste sábado (5). O projeto "Renova BR", que tem a finalidade de transformar locais que estão abandonados em diversas cidades do Brasi

Imagem ilustrativa da notícia Praça no bairro da Pratinha vai ganhar cara nova neste sábado (5)  camera Reprodução

Você já imaginou ter uma praça do seu bairro completamente revitalizada? Os moradores de Belém vão ter essa oportunidade neste sábado (5). O projeto "Renova BR", que tem a finalidade de transformar locais que estão abandonados em diversas cidades do Brasil, vai dar uma cara nova para a Praça Isa Cunha, localizada em um dos bairros mais tradicionais da capital paraense: o bairro da Pratinha.

Abandonado pelo poder público há quase 10 anos, o espaço está completamente sem condições de receber a população. Para mudar esse quadro, um grupo de voluntários vai transformar o local no maior polo de cultura, entretenimento e negócios da região da Pratinha.

"Estamos cheios de ideias para revitalizar a praça. Primeiramente, pretendemos modificar o local através de grafites. Queremos fazer uma espécie de "Beco do Batman" (um dos pontos turísticos mais frequentados em São Paulo), pintando os muros da região. Ainda vamos criar uma concha acústica, que será utilizada para festivais de músicas, além de reformar a quadra da praça e criar uma área de vôlei de praia", explicou o professor Israel Athayde.

O chamado "Dia D" na praça, que vai ocorrer em 400 cidades em todo o país, ainda vai contar com obras de revitalização do anfiteatro, recuperação do parquinho das crianças, criação de uma brinquedoteca, e a inovadora atividade de uma escola de empreendedorismo para os moradores do bairro e adjacências.

A ação, coordenada pelos alunos do Renova BR, Israel Athayde, Luciana Leal e Amarílis Aragão vai ser realizada das 8h às 20h deste sábado.

Ver essa foto no Instagram

QUE TAL UM BECO DO BATMAN NA PRATINHA? O Beco do Batman é um local bastante conhecido da cidade de São Paulo e um ponto de referência para o grafite paulistano há mais de 30 anos. Segundo diz a lenda, tudo começou quando apareceu um desenho do Batman de uma noite para outra. Desse momento, com a repercussão, o nome e o local foram adotados pelos artistas de rua de São Paulo. Assim como a praça Isa Cunha, na Pratinha, o local era abandonado e sem vida. Com a presença dos artistas, o Beco do Batman foi passando por transformações. Hoje, é ponto turístico de São Paulo. Há um imenso muro que circunda a praça Isa Cunha. Nele há grafites deteriorados pela ação do tempo e por depredações. Segundo os moradores, um grafite de um muiraquitã feito no muro da praça, ganhou prêmio nacional. Porém, por ações de vândalos ele foi perdido. A ideia da ação no próximo dia 5 de Outubro, é ajudar a recuperar o grafite e transformar aqueles muros em um Beco do Batman, o Beco da Pratinha. Só que muito mais que isso, queremos que essa transformação envolva a juventude da Pratinha para que eles possam deixar ali a sua marca, sua identidade, sua digital. Por isso será realizado uma oficina de grafite com os jovens locais. Caso você seja grafiteiro (ou conhece alguém) e queira ajudar entre em contato com a página. Se você não puder, pode ajudar de outra forma, doando tinta, por exemplo. @renovabr , #RenovaBR #renovapratinha #pratinha #5outubro #belem # belėm #para #pará #brasil #renovarobrasil #renovabr

Uma publicação compartilhada por Israel Athayde (@israelnovo30) em

"A minha expectativa, antes do projeto, era entregar algo para a comunidade. Mas nós nos envolvemos tanto. Quero que eles tenham um local para desenvolver negócios, para as crianças brincarem, para que eles fiquem felizes. A expectativa aumentou ainda mais depois de ver todos envolvidos. Algo que era pra ser só uma entrega, se tornou algo muito maior. Isso não termina amanhã. Amanhã será apenas um start", finaliza Athayde.

Quer participar da maior ação coletiva de renovação?

Para participar do projeto é muito simples. Se você é pintor, pedreiro, pode ajudar com mão de obra ou até mesmo com a doação de materiais de limpeza, ventiladores ou qualquer material utilizado durante a ação. Para ajudar, basta se dirigir à Praça Isa Cunha, localizada na Rodovia Arthur Bernardes. Caso não tenha disponibilidade para estar no local, mas quer ajudar financeiramente, o professor disponibilizou uma conta para recebimento de doações.

Ver essa foto no Instagram

Quer fazer parte do maior ato coletivo de renovação do país? Faltando um ano para as próximas eleições municipais, as cidades brasileiras enfrentam enormes desafios. Da limpeza urbana à conservação de praças e parques, os problemas se multiplicam a espera de solução. O RenovaBR @renovabr acredita que a resposta para os problemas está naqueles que são afetados por eles: o cidadão comum. E se você fosse político na sua cidade por um dia? O que faria? Como parte do curso RenovaBR Cidades 2019, criamos o projeto #RenovarOBrasil para provar, na prática, que a boa qualificação de pessoas comuns para a nossa política tem potencial de transformar o nosso país. No dia 5 de outubro, um sábado, serão realizadas 1,4 mil ações em 445 cidades em diversas áreas: educação, saúde, assistência social, cultura, inclusão, meio ambiente, esporte, entre outras. Em Belėm escolhemos a praça ISA CUNHA na Pratinha, Como forma de despertar maior responsabilidade da sociedade para promover mudanças dentro de seu próprio ambiente de convívio e despertar o trabalho voluntário. Estamos trabalhando em duas frentes. Captar voluntários de outras partes da cidade que desejam ajudar nesse desafio e paralelo a isso, chamar a população do bairro da Pratinha que serão os atores principais dessa mudança que por lá queremos começar. SEM USO DE DINHEIRO PÚBLICO.Todo esse desafio tem um ponto em comum: envolver a renovação que beneficie de forma perene a cidade de Belém. Sabemos que você, como o RenovaBR, acredita na mudança e está disposto a fazer sua pequena parte pelo nosso futuro. Venha dia 5 de outubro participar do #RenovarOBrasil: - Seja voluntário na ação - doe material de construção ou limpeza - doe dinheiro para a compra desse material - traga vida para a Pratinha Espero voces para uma Belém que Renova e Age... #RenovaBR #RenovaPratinha #pratinha #belem #belém #para #pará #brasil #renovarobrasil #renovabr

Uma publicação compartilhada por Israel Athayde (@israelnovo30) em

Confira:

Banco do Brasil

Nome : Israel Athayde do Amaral

Ag : 253-4

Cc: 34978-x

Cpf: 68383258291

Entre os materiais que ainda faltam para revitalizar a praça estão: dois galões Azul Royal com brilho ou semi-brilho, dois galões pretos com brilho ou semi-brilho, quatro ferrolac e 15 metros de areia.

Para mais informações, você pode entrar em contato com o Israel Athayde pelo telefone (91) 981547337.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias