plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
COMPANHIA DOS PORTOS

Terminal Hidroviário deve receber mais de 21 mil pessoas na semana do Círio

O Terminal Hidroviário de Belém "Luís Rebelo Neto" está pronto para receber romeiros e turistas para o Círio de Nazaré 2019, que será realizado dia 13 de outubro, na capital paraense. A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o espaç

O Terminal Hidroviário de Belém "Luís Rebelo Neto" está pronto para receber romeiros e turistas para o Círio de Nazaré 2019, que será realizado dia 13 de outubro, na capital paraense. A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o espaço, estima que mais de 21 mil usuários passem pelo local na semana da festa religiosa.

"Já tomamos todas as providências para receber os turistas e romeiros para o Círio de Nazaré. Já fizemos as inspeções nas rampas de acesso, flutuantes e demais itens de segurança, para garantir conforto aos usuários que passarem pelo Terminal Hidroviário de Belém durante a festa religiosa", explica o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

Durante a semana do Círio de Nazaré 2018, mais de 15 mil passageiros passaram pelo terminal entre os dias 8 e 14 de outubro, período de maior movimento. Em 2019, a Companhia estima que mais de 21 mil pessoas passem pelo espaço neste mesmo intervalo, ou seja, entre a segunda-feira (7) e o domingo (13), o que dá uma média de 3 mil usuários por dia. Em todo mês de outubro de 2018, foram 68 mil passageiros no terminal hidroviário.

O maior número de desembarques em 2018 foi do Camará, Macapá (AP), Soure, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari. A expectativa é que esses mesmos locais liderem o número de chegadas na capital paraense para o Círio 2019.

A Companhia de Potos e Hidrovias vai atuar com 10 agentes e fiscais que prestarão auxílio aos usuários durante todos os dias da semana, nos turnos da manhã e da tarde. Os agentes circularão pelos corredores, principalmente, nos horários com maior número de desembarques de passageiros, esclarecendo dúvidas e orientando sobre questões de segurança. Uma profissional em libras e um Código de Defesa do Consumidor em braile também estarão disponíveis para os usuários.

Para quem for viajar via Terminal Hidroviário, a CPH dá algumas orientações:

- Chegar uma hora antes do embarque, tanto intermunicipal quanto interestadual;- Comprar passagens de empresas regularizadas junto à Arcon;- Cuidar dos pertences e bagagens;- Atentar para as orientações sobre embarque e desembarque dadas pelos fiscais;- Levar documentos de identidade para embarque (RG, CNH ou qualquer documento oficial com foto);- Ao viajar com crianças, levar certidão de nascimento e/ou autorização judicial;- No caso de dúvidas, solicitar informações de funcionários da CPH identificados com crachás ou coletes do órgão.

Operação – O terminal vai operar normalmente na semana do Círio e, no domingo da grande procissão, deve funcionar em plantão reduzido, já que o número de viagens diminui em função da demanda menor (mais informações podem ser obtidas nos guichês das empresas). O hidroviário opera todos os dias da semana, de 6h às 20h, na avenida Marechal Hermes, 901, bairro Umarizal, em Belém.

Ações – A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai realizar ações de turismo receptivo para romeiros e turistas que passarem pelo terminal, entre os dias 10 e 12 de outubro, de 9h às 12h. Dançarinos de grupos de carimbó estarão pelos corredores do espaço, mostrando a dança paraense, e brindes referentes à cultura do Estado serão distribuídos.

No dia 11, de 8 às 18h, a Fundação Parápaz realizará campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, com entrega de folders no terminal hidroviário. A ação também contará com testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.

Confira horário de viagens

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias