plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PATRIMÔNIO

Ignorando o Círio, pontos turísticos de Belém continuam abandonados

As principais procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré passam por locais bastante frequentados, não só pela população local, como por visitantes de outros estados e países. São considerados pontos turísticos por guardarem parte da história da capita

Imagem ilustrativa da notícia Ignorando o Círio, pontos turísticos de Belém continuam abandonados camera Na praça do Relógio a depredação e a sujeira são o retrato do descaso | Irene Almeida

As principais procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré passam por locais bastante frequentados, não só pela população local, como por visitantes de outros estados e países. São considerados pontos turísticos por guardarem parte da história da capital paraense. Contudo, a menos de duas semanas para a festa católica, que deve atrair mais de 80 mil turistas para a cidade, alguns espaços públicos seguem abandonados, como o Complexo Ver-o-Peso e as praças Waldemar Henrique e do Relógio.

Famosa por ser a maior feira livre da América Latina, o Ver-o-Peso padece à espera de um projeto de revitalização que ainda não saiu do papel. Sem prazo determinado para a execução efetiva das obras, os feirantes e clientes sofrem com a inadequada infraestrutura que o espaço oferece. Vale ressaltar que a feira integra o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2012.

No principal cartão postal da cidade, o Ver-o-Peso, a estrutura precária da feira está cada vez mais aparente.
📷 No principal cartão postal da cidade, o Ver-o-Peso, a estrutura precária da feira está cada vez mais aparente. |Irene Almeida
Ignorando o Círio, pontos turísticos de Belém continuam abandonados
📷 |Irene Almeida

Desde o estacionamento, já é possível observar os problemas: mau odor de urina, sujeira por todo lado, falta de acessibilidade e de lixeira. Na área dos boxes de venda de comidas, há buracos na cobertura e lixo espalhado pelo chão. “A Prefeitura veicula uma propaganda enganosa daqui. O direito de ir e vir para deficientes físicos e visuais não existe. É um patrimônio deteriorado que afasta a freguesia, embora ainda seja uma feira bastante frequentada”, pondera Miguel Cordeiro, 48, feirante que cresceu no Ver-o-Peso, junto da família que trabalha no local.

Ele afirma ter presenciado diversos incidentes, sobretudo na área de venda de comidas, tudo pela ausência de infraestrutura. “A gente perdeu a dignidade de trabalhar aqui. Já aconteceram vários acidentes na área de comida. Até explosão de botijão. É um espaço pequeno que não tem uma rede de extintores para combater incêndios”, critica Miguel.

PRAÇAS

Na praça do Relógio a depredação e a sujeira são o retrato do descaso
📷 Na praça do Relógio a depredação e a sujeira são o retrato do descaso |Irene Almeida
Em pleno centro da cidade, a praça Waldemar Henrique está completamente abandonada, suja e depredada
📷 Em pleno centro da cidade, a praça Waldemar Henrique está completamente abandonada, suja e depredada |Irene Almeida
Ignorando o Círio, pontos turísticos de Belém continuam abandonados
📷 |Irene Almeida

A praça que homenageia o maestro paraense Waldemar Henrique, situada no bairro do Reduto e próxima do centro comercial de Belém, há muito tempo deixou de ser um espaço de lazer para a população e hoje serve de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. Os monumentos erguidos ali estão totalmente descaracterizados e depredados, dando espaço para pichações, muita sujeira e mato.

O mau cheiro também incomoda quem passa pelo local. “Quase todos os dias pego ônibus aqui. É horrível esse abandono, tanto para nós moradores, quanto para os turistas que vem visitar uma cidade cheia de praças depredadas”, reclama o técnico em eletrônica Raimundo Moura.

A situação é semelhante na Praça do Relógio. Situada no bairro da Cidade Velha, pelo local passam milhares de romeiros durante o Círio de Nazaré. Mesmo assim, o espaço segue sem manutenção. As calçadas permanecem quebradas, postes e luminárias depredados, mato, sujeira e cheiro de fezes.

Símbolo histórico da cidade, o relógio no alto da torre de ferro não funciona e os quatro postes de ferro estão deteriorados, servindo inclusive de lixeira. A autônoma Aline Souza, 36, trabalha há quatro anos vendendo lanches na área e diz que o movimento só piora a cada ano que passa. “As pessoas que passam por aqui reclamam das condições dessa praça. A venda caiu. Está tudo abandonado”, lamenta.

PREFEITURA

Em nota, a Secretaria de Saneamento (Sesan) informa que a coleta de lixo nos referidos espaços é feita diariamente, assim como também a varrição das praças. A lavagem é feita de forma programada. “No Ver-o-Peso a coleta é feita duas vezes ao dia por conta do grande volume produzido no local. A limpeza é feita por uma equipe fixa responsável pelo saneamento de todo o Complexo”, afirmou.

Com relação a reformas e revitalização, a Secretaria Municipal de Urbanismo diz que está executando um programa de manutenção de logradouros que também contempla as praças citadas. “A do Relógio aguarda licitação ainda esta semana e a Waldemar está com serviços programados. A reforma do Ver-o-Peso está com processo licitatório marcado para o próximo mês”, garante.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias