plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Parque do Utinga realiza programação especial do Dia da Ave

As aves brasileiras são patrimônio nacional e fazem parte de nossa riqueza biológica e cultural. As cores, sons e beleza sempre atraíram os olhares de seus apreciadores. Para homenageá-las, o governo brasileiro instituiu o dia 05 de outubro como o “Dia da

Imagem ilustrativa da notícia Parque do Utinga realiza programação especial do Dia da Ave camera Reprodução

As aves brasileiras são patrimônio nacional e fazem parte de nossa riqueza biológica e cultural. As cores, sons e beleza sempre atraíram os olhares de seus apreciadores. Para homenageá-las, o governo brasileiro instituiu o dia 05 de outubro como o “Dia da Ave”, tendo o sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) como a espécie símbolo do Brasil. A data será celebrada com uma programação especial e gratuita de educação ambiental neste sábado (05), para o público visitante do Parque Estadual do Utinga.

O evento é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio). As atividades, que serão realizadas entre 6h e 17h, têm como objetivo promover o conhecimento das aves e da biodiversidade. Haverá exposição fotográfica e apresentação do Teatro na Floresta com a Associação Amigos da Floresta Amazônica (Asflora).

Será ofertado ainda um curso introdutório de observação de aves ou “birdwatching”, ministrado pelo médico veterinário e instrutor Naílson Neri Junior. O curso acontecerá de 6h às 10h, voltado para entusiastas da ornitologia que atendam aos requisitos e tenham interesse em apreciar as aves sem interferir no seu ambiente natural. As vagas são limitadas a 20 pessoas.

Ararajubas

Os visitantes do Parque também terão a oportunidade de conhecer o projeto de Reintrodução e Monitoramento das Ararajubas (Guaruba guarouba) em Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém, chamado “Belém mais Linda”. Parentes dos papagaios (Família dos Psitacídeos), as aves não eram observadas na área metropolitana da cidade há mais de 80 anos. Desde janeiro de 2018 está sendo realizada a soltura desses animais no Parque do Utinga, após passar por um período de adaptação, com o intuito de repovoar a cidade com um novo tom de verde e amarelo, a cor das ararajubas.

Serviço

Interessados em participar da atividade de observação de aves (birdwatching) devem acessar e preencher com seus dados o formulário disponível na internet.

(Com informações da Assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias