plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO

Pássaros Juninos invadem o Theatro da Paz neste fim de semana

Reconhecer os espetáculos cênicos da cultura popular e um teatro criado pelo povo é um dos compromissos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que realiza nos dias 4, 5, e 6 de outubro, no Theatro da Paz, a "1ª Mostra Ópera Cabocla: Os Pássaros". Se

Imagem ilustrativa da notícia Pássaros Juninos invadem o Theatro da Paz neste fim de semana camera Mário Quadros / Ascom Secult

Reconhecer os espetáculos cênicos da cultura popular e um teatro criado pelo povo é um dos compromissos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que realiza nos dias 4, 5, e 6 de outubro, no Theatro da Paz, a "1ª Mostra Ópera Cabocla: Os Pássaros". Serão 15 grupos - de Cordões de Pássaros e Bichos e de Pássaros Melodrama Fantasia - a se apresentar, vencedores do Edital de Auxilio Montagem, que regulamenta a mostra.

A ação celebra a importância da tradição do Pássaro Junino - teatro popular musicado - uma manifestação genuinamente paraense, conservada por algumas famílias que repassam a guarda do pássaro de pai para filho. A brincadeira ocorre, principalmente, no período das festividades de São João e se destaca no cenário das festas populares a partir de 1900, época da Bélle Époque amazônica.

O Pássaro Junino apresenta duas vertentes: Cordão de Pássaros e Bichos e Pássaro Melodrama Fantasia. É um teatro criado pelo próprio povo, a partir do talento popular dos brincantes e, talvez por este motivo, seja considerado por muitos pesquisadores como a mais importante contribuição da cultura paraense para a cultura junina nacional. Não há registros deles em outros lugares, e a origem deste tipo de manifestação vem do século XIX.

Para o diretor de Artes Cênicas da Secult, Adriano Barroso, o Pássaro Junino é, genuinamente, a expressão maior da Amazônia, que ficou muito tempo sem atenção do poder público e, ainda assim, resistiu e vem passando de geração em geração. "Durante o Ciclo da Borracha, os pobres não podiam entrar no Theatro da Paz, e ficavam imaginando o que acontecia lá dentro. Assim surgiram vários espetáculos populares, entre eles, o Pássaro Junino. Hoje, estamos fomentando novos espetáculos e novos autores, já que vamos lançar em breve o edital de dramaturgia", explicou.

De acordo com a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o Pássaro Junino é um território encantado da expressão cênica e musical, nutrido nas raízes multiétnicas da formação do povo. Para ela, são espetáculos singelos, que atravessam gerações graças ao amor e à dedicação de seus guardiões.

"O que vemos é um exercício de resistência extraordinário das expressões da nossa cultura popular. Ficamos muito emocionados de sentir esse carinho pelas ações que a Secretaria de Cultura vem fazendo. Mas, embora estejamos trabalhando com todo amor, é importante reforçar que essa é a nossa obrigação de servidoras e servidores públicos: garantir o acesso e o fomento das práticas culturais, pois é um direito constitucional", afirma Vidal.

Seleção - O edital selecionou 15 propostas e cada uma das contempladas recebeu o valor máximo de R$ 7 mil para auxiliar na montagem de sua apresentação. Os grupos ainda se apresentarão no Programa Território de Paz nas Escolas, de acordo com o cronograma da secretaria no segundo semestre de 2019.

Programação

04/10 (Sexta-feira)

19h - Pássaros Melodramas Fantasias A Garça

20h - Pássaros Melodramas Fantasias Tangará

05/10 (Sábado)

9h - Cordão de Pássaro Tem-Tem do Mosqueiro

9h45 - Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro

10h30 - Cordão de Pássaro Junino Pipira

11h15 - Cordão de Pássaro Junino Pequeno Guará

15h - Pássaros Melodramas Fantasias Tem-Tem do Guamá

16h30 - Cordão de Pássaro Junino Ararajuba

18h - Cordão de Pássaro Pavão

19h30 - Cordão de Pássaro Uirapuru

06/10 (Domingo)

9h - Cordão de Pássaro Papagaio Real

10h30 - Pássaros Melodramas Fantasias Tucano

15h - Cordão de Pássaro Junino Beija-Flor

16h30 - Pássaros Melodramas Fantasias Junino Sabiá

18h - Cordão de Pássaro Junino Rouxinol

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias