plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COMEMORAÇÃO

Hospital Materno-Infantil de Barcarena celebra 1.088 nascimentos

Em seu primeiro ano, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena celebra 1.088 nascimentos em uma região afastada dos grandes centros urbanos, mas com abrangência de 11 municípios do Baixo TocantinsEm seus 365 dias de funcionamento, completados neste sábado

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Materno-Infantil de Barcarena celebra 1.088 nascimentos camera Agência Pará

Em seu primeiro ano, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena celebra 1.088 nascimentos em uma região afastada dos grandes centros urbanos, mas com abrangência de 11 municípios do Baixo Tocantins

Em seus 365 dias de funcionamento, completados neste sábado (21), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), localizado a 114 km da capital do Pará, apresenta índices de desempenho que impressionam.

Resultado de imagem para Hospital Materno-Infantil de Barcarena

A unidade, especializada no atendimento em partos de média e alta complexidade, na Região do Baixo Tocantins, é mantida pelo Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Sem registro de óbito materno e com a marca de 1.088 nascimentos em seu primeiro ano, o HMIB registrou 79.548 mil atendimentos, entre eles consultas, internações, cirurgia e exames.

Moderna e equipada, a maternidade de Barcarena possui uma agência transfusional e UTI adulto com tecnologia de qualidade para prestar serviços de alto risco. O hospital ainda garante serviços de cirurgia pediátrica, assistência ginecológica, obstétrica e neonatal.

A maternidade também conta com um Banco de Leite Humano. O espaço é um centro especializado na execução de atividades de coleta e processamento de controle de qualidade do leite materno. A unidade também realiza ações de captação e campanhas de doação de leite, além de manter atividades educacionais, como rodas de conversas e palestras para sanar dúvidas de mães e doadoras, e para mobilizar a sociedade sobre a importância da proteção e promoção do aleitamento materno e doação de leite humano.

Desde a sua inauguração, o surgimento do HMIB é resultado da implementação de estratégias de fortalecimento na linha de cuidado materno-infantil, com atendimento voltado ao pré-natal, parto e puerpério e assistência ao recém-nascido.

A marca de zero óbito materno também pode ser considerada uma consequência dos investimentos em gestão e capacitação profissional realizados na instituição.

Celebração

Em comemoração ao primeiro ano do Materno-Infantil, a unidade realizou nesta sexta-feira, 20, atividades de integração e uma comemoração com colaboradores, pacientes e acompanhantes.

A mãe de Samuel, primeiro bebê nascido no HMIB, declarou a importância da maternidade na sua vida. "Samuel nasceu prematuro, mas desde o primeiro momento em que cheguei ao hospital eu recebi toda a assistência. Em breve meu filho estará completando um ano também", conta com emoção.

Autoridades regionais, gestores, profissionais da saúde e voluntários também participaram da celebração. Diferentes atrações culturais fizeram parte da comemoração, enquanto a unidade realizava ações de reconhecimento profissional a todos que vêm trabalhando com as melhores práticas de gestão da qualidade existentes no mercado de saúde.

A diretora Técnica da unidade, Mary Lucy Mello, ressalta a importância da gestão e desempenho, junto com a dedicação de todos os colaboradores do materno-infantil durante o primeiro ano de trabalho.

"A grande missão da unidade, desde a sua idealização, foi a redução da mortalidade, tanto materno como neonatal. Nesses 12 meses de funcionamento, recebemos várias gestantes de alto risco, com risco de morte iminente, de diversas regiões do Baixo Tocantins e da região metropolitana. Hoje, podemos dizer com muita alegria, e por reconhecimento aos profissionais que compõem esse hospital, que estamos celebrando o primeiro aniversário de um hospital que alcançou a marca de zero óbitos maternos desde a sua inauguração", destaca.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena foi inaugurado em 21 de setembro de 2018. O público alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos com foco em pacientes de médio e alto risco. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias